Defesa e Segurança
Operações Aéreas são prioridades à segurança de voo
Prevenção
Na última quinta-feira (3), o Comandante-Geral de Operações Aéreas (Comgar), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, realizou uma palestra no Encontro de Elos-Sipaer militares, no Centro de Convenções Militares da Bahia. Por 40 minutos, o Comandante declarou prioridade sobre a situação da prevenção de ocorrências aeronáuticas e à segurança de voo.
Para o Tenente-Brigadeiro Rossato, o encontro tem uma grande importância. “Esse encontro de Elos-Sipaer é indispensável para a melhoria da segurança de voo. A prevenção de acidentes é uma tarefa que requer mobilização geral, pois a segurança de voo está acima de tudo”, afirmou.
O Comandante-Geral de Operações Aéreas falou também sobre a análise das Recomendações de Segurança de Voo (RSV) nas investigações SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). “Quando há uma ocorrência, não se pode responder transferindo o problema para a falta de pessoal. É preciso observar a situação, rever processos e verificar o que realmente está acontecendo”, relatou o Tenente-Brigadeiro Rossato.
Alerta geral
O trabalho do médico no esquadrão aéreo, onde a maioria dos pilotos é jovem, contribui para a segurança de voo. A observação desse profissional pode minimizar as consequências de uma ocorrência aeronáutica. “Não existe nada pior para uma unidade aérea do que a perda de vidas”, afirmou o Comandante do COMGAR.
O Tenente-Brigadeiro Rossato alertou ainda para as vistorias de segurança de voo (VSV) e a divulgação operacional (Divop): ambas devem ser do conhecimento de todos na organização militar. Ele recomendou o incentivo cada vez maior para o relato de situações de risco operacional. “É necessário criar prêmios para incentivar a colaboração com a segurança de voo na manutenção”, sugeriu o Comandante.
Gerenciamento
O segundo Encontro de Elos-Sipaer prosseguiu com mais duas palestras na quinta-feira: O gerenciamento de crise, apresentado pela consultora Tatiana de Miranda Jordão, trata da importância de se antecipar para responder aos momentos de crise, antes que a situação fuja do controle.
Já o gerente de Segurança de Voo da Embraer, Umberto Irgang, mostrou como o fabricante apoia investigações na aviação de defesa. A Embraer, por exemplo, acompanha o que é feito no mundo da manutenção e já notou diminuição no número de reportes. “Esse número diminuiu, o que mostra o amadurecimento do projeto das aeronaves ao longo dos anos”.
Fonte:
Força Aérea Brasileira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






