Defesa e Segurança
PF combate fraudes em licitações na Bahia e Pernambuco
Operação
A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (29) a Operação Midsummer. A atividade é para reprimir esquema fraudulento, montado para desviar recursos públicos, na realização do evento “São João do Vale”, na cidade de Petrolina, em 2012 e 2013. As fraudes eram realizadas por um grupo especializado em crimes licitatórios. Os valores dos contratos firmados em 2013 ultrapassam R$ 10 milhões. O prejuízo aos cofres públicos, eventualmente desviados, ainda serão apurados com a continuidade das investigações.
Cerca de 40 policiais federais participaram da operação e deram cumprimento a nove mandados de busca e apreensão – um em Salgueiro(PE); dois em Campo Formoso (BA); cinco em Petrolina(PE); e um Juazeiro(BA), incluindo buscas na sede da Prefeitura Municipal de Petrolina, especificamente na Secretaria Municipal de Finanças e na Coordenação Geral de Licitações, Contratos e Convênios.
As fraudes eram realizadas de duas maneiras. A primeira consistia na contratação irregular de empresas para locação e montagem de estruturas, mediante direcionamento de licitações, superfaturamento de preços, montagem de estruturas fora das especificações do plano de trabalho e renovações irregulares de contratos.
A segunda consistia na contratação irregular de empresas para intermediar acordos com artistas e bandas, sem contratos de exclusividade, mediante o direcionamento de licitações públicas e com superfaturamento de preços.
Os suspeitos poderão responder, na medida de suas participações, por crimes licitatórios, formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro.
Fonte: Polícia Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






