Defesa e Segurança
Ação combate tráfico de pássaros silvestres em São Paulo
Busca e Apreensão
A Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar Ambiental de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (22) cumpre dois mandados de busca e apreensão em São Paulo e Cabreúva com o objetivo de coibir o tráfico de pássaros silvestres, falsificação de anilhas de identificação de aves e inserção de dados falsos no sistema do Ibama.
Os infratores, para anilhar pássaros silvestres de origem ilícita, após transcorrido o período correto para anilhamento, se valem do uso de anilhas clonadas e declaram no sistema do Ibama que eles nasceram em cativeiro.
Para um pássaro silvestre estar regular o proprietário da ave precisa adquiri-lo de estabelecimentos comerciais autorizados, com nota fiscal. Caso queira realizar a procriação dos mesmos, ainda que de forma amadora, o cidadão precisará se cadastrar como criador amador de passeriformes e solicitar anilhas ao Ibama para anilhamento dos filhotes, antes mesmo deles nascerem, pois o anilhamento somente pode ser efetuado nos primeiros três ou quatro dias de vida do animal, sob pena de causar-lhe um trauma na pata pelo anilhamento irregular.
Com a operação, a Polícia Federal busca identificar pessoas que simulam o nascimento de aves em cativeiro para regularizar animais silvestres vítimas do tráfico. Tal simulação foi o motivo pelo qual a ação foi batizada de Operação Simulação.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






