Defesa e Segurança
Censipam participa da Operação Ágata 8 no Norte do País
Mobilização
O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) também está participando da Operação Ágata 8. Técnicos da área de Inteligência dos Centros Regionais do Sipam de Porto Velho, Belém e Manaus encontram-se nas operações realizadas no Norte do País. Além de apoio técnico, o centro também está fornecendo sistema de comunicação por satélite, composto por terminais de antenas móveis VSat, boletins diários de previsão meteorológica, dados do gerenciamento de pistas (GPIS ), análise de imagens de satélite, além de equipamento de videoconferência.
A Operação Ágata 8, coordenada pelo Ministério da Defesa (MD), iniciou em 10 de maio a ação para coibir delitos transfronteiriços e ambientais em toda a faixa de fronteira tais como: narcotráfico, contrabando, descaminho, tráfico de armas, crimes ambientais, garimpo ilegal e contrabando de veículo. A Ágata contempla também Ações Cívico-Sociais, que consistem em atividades como atendimento médico, odontológico e hospitalar aos locais onde concentram famílias carentes.
As ações da Ágata foram iniciadas a partir do Plano Estratégico de Fronteiras do Governo Federal. Já foram realizadas 7 operações, executadas pelas Forças Armadas. A Ágata é a maior mobilização realizada pelo Estado no combate aos ilícitos de Norte a Sul do País, entre Oiapoque (AP) e Chuí (RS). A fronteira tem 16.886 quilômetros de extensão, sendo 7.363 quilômetros de linha seca e 9.523 quilômetros de rio, lagos e canais. São 23.415 quilômetros de rodovias federais.
Participam da ação técnicos do Censipam, militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, agentes das polícias federal, rodoviária federal e militar, dentre outros.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






