Defesa e Segurança
Ministérios tomam iniciativas contra desastres naturais
Calamidade
Por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (20), o Ministério da Integração Nacional reconheceu situação de emergência em oito cidades brasileiras por conta de fenômenos climáticos.
Entre as cidades estão Tapauá (AM) e Alenquer (PA), que tiveram inundações em março e abril respectivamente. Teófilo Otoni (MG), depois de fortes chuvas em dezembro, e Santo Antônio do Sudoeste (PR), após enxurradas no começo deste mês, também tiveram o estado de emergência reconhecido.
Já no Rio Grande do Sul foram quatro cidades ao total com estado de emergência reconhecido, sendo duas dela por estiagem, Camaquã e Nicolau Vergueiro, e Santa Vitória do Palmar com alagamentos em março e Sarandi com enxurradas em fevereiro.
Saúde
Considerando o estado de emergência de Espírito Santo, declarado em dezembro do ano passado pelas fortes chuvas que atingiram a Região, o Ministério da Saúde estabeleceu o repasse de R$ 3,1 milhões para o estado.
O ministério reconhece as consequências diretas e indiretas para a saúde da população em decorrência das enchentes, enxurradas e desabamentos, e que esses desastres naturais exigem a adoção de medidas emergenciais e preventivas. A decisão sobre o repasse também foi anunciada em portaria publicada nesta terça (20) no Diário Oficial da União.
As fortes chuvas que chegaram ao ES em dezembro de 2013 atingiram mais de 50 cidades capixabas, causaram aproximadamente 30 mortes e deixaram mais de 60 mil pessoas desabrigadas.
Fonte:
Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional e da Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






