Defesa e Segurança
Salas-cofre estão prontas para armazenar informações de segurança
Proteção
O equipamento que garante a proteção das informações geradas pelas instituições de segurança pública para a Copa do Mundo é o chamado sala-cofre. Ele é um ambiente blindado e testado para proteger o data center – local em que todas as informações ficam guardadas - de cada um dos 12 Centros de Comando e Controle Regionais (CCCR) e dos Centros de Comando e Controle Nacionais (CCCN), sediados no RJ e DF.
As salas resistem a altas temperaturas, umidade, gases corrosivos, incêndio, inundação, arrombamento, explosão e magnetismo. Possuem também no-breaks, ar-condicionado e gerador próprio de energia – equipamento que mantém computadores ligados por até 10 horas em caso de falhas em um ambiente inviolável.
“Há a garantia de funcionamento contínuo”, garante Jorge Ricardo, gestor da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ).
As salas-cofre também foram concebida para acompanhar as constantes alterações que ocorrem em um data center. “É um ambiente dinâmico, em que as reconfigurações de plataforma e sistemas, processos de consolidação e mudanças de layout acarretam alterações. Em situações normais, isso poderia compromete as informações”, explica o gestor.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






