Defesa e Segurança
Governo libera recurso para ações de defesa civil
Desastres naturais
A Defesa Civil recebeu mais de R$ 2,1 milhões para a execução de ações de socorro, restabelecimentos de serviços essenciais e assistência às vítimas da chuva que tem afetado a região nas últimas semanas. A medida foi autorizada pelo Ministério da Integração Nacional e publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (16).
Até o último boletim da Defesa Civil, do dia 13 de junho, 151 cidades do Paraná já se encontravam em estado de emergência. Quase 580 mil pessoas foram afetadas, 34.101 estão desalojadas e 5.208, desabrigadas. Onze morreram e 117 ficaram feridas.
E não é só o estado do Paraná que sofre com o mau tempo, a população de Santa Catarina (SC) também tem sofrido com as fortes chuvas na região. Já passa de 400 mil o número de pessoas afetadas pela chuva forte que caiu recentemente no estado. Cerca de 50 mil pessoas ficaram desalojadas e 6 mil, desabrigadas. O Ministério da Integração Nacional autorizou repasse de R$ 417 mil destinados às ações da Defesa Civil .
Na última sexta (14), a Região Oeste de Santa Catarina passou por mais um momento assustador, quando um vendaval atingiu, durante a madrugada, 11 municípios . Além dos destelhamentos de casas, houve queda de árvores em dois pontos da Rodovia BR 282. Segundo a Defesa Civil, o vento chegou a 60 quilômetros por hora.
O órgão recomenda que os moradores evitem o contato com as águas e não dirijam em lugares alagados. Também deve-se evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças que vivem próximo a rios e ribeirões.
Outras regiões
Enquanto um lado do País sobre com as chuvas, o outro lado sofre com a falta dela. O Ministério da Integração reconheceu nesta segunda (16) a situação de emergência de cidades do Nordeste e do Centro-Oeste.
Frei Paulo e Poço Verde, de Sergipe, tiveram a situação reconhecida por conta da seca que afetou a região em abril. Na Bahia, mais dois municípios passaram por seca e estiagem nesse primeiro semestre de 2014.
Já Minas Gerais teve nove cidades reconhecidas em situação de emergência por causa da seca e da estiagem que começou em março na região.
O reconhecimento da situação de emergência agiliza o repasse de recursos feito por meio do cartão de pagamento da Defesa Civil, instrumento usado pelo governo federal que transfere dinheiro para regiões em situação de emergência.
Fonte:
Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional e da Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






