Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2014 > 06 > Manaus inaugura Centro Integrado de Comando e Controle Regional

Defesa e Segurança

Manaus inaugura Centro Integrado de Comando e Controle Regional

Vigilância

Equipamento será utilizado para operações de segurança na Copa e possui uma parede de vídeo de 11 metros com 36 telões
por Portal Brasil publicado: 03/06/2014 15h06 última modificação: 30/07/2014 01h48
Divulgação/Agnaldo Oliveira Júnior/Portal da Copa Centro possui uma parede de vídeo de 11 metros com 36 telões

Centro possui uma parede de vídeo de 11 metros com 36 telões

Foi inaugurado nesta segunda-feira (2) o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R) de Manaus (AM). Ele funcionará na Avenida André Araújo e será utilizado para as operações de segurança durante a Copa do Mundo.Com investidos de R$ 68 milhões na construção e aparelhamento, depois dos jogos o Centro ficará como legado para a população.

O espaço possui uma parede de vídeo de 11 metros (videowall) com 36 telões, onde vão chegar imagens das 230 câmeras instaladas na cidade, além de uma supercâmera instalada em um helicóptero que vai transmitir imagens aéreas, também em tempo real.

Nos 2.700 metros quadrados de área construída do centro, estão os departamentos de Operações, Gerência de Crise e de Coordenação e Controle Integrados. “Nosso compromisso foi cumprido, de oferecer a estrutura mais adequada possível para as operações de segurança e saúde da Copa do Mundo. Com certeza, será um legado pós-copa”, disse o secretário de Segurança Pública e coordenador-geral da Segurança no Amazonas para a Copa do Mundo, o coronel da Polícia Militar Paulo Vital.

O CICC-R servirá como quartel-general das operações da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e faz parte do planejamento estratégico de segurança do Governo Federal para todas as cidades-sede da Copa do mundo. Além das imagens aéreas enviadas do helicóptero, o equipamento vai receber informações de centro móveis e Plataformas de Observação Elevadas (POE).

Todas as informações que chegarem ao centro vão ser compartilhadas entre todos os órgãos envolvidos. Em caso de gestão de crise, vai ser criado um comitê imediato cujo líder será o representante do órgão que estiver mais próximo, de forma operacional, da situação que aguarda uma solução. O procedimento é chamado de liderança situacional. “Este procedimento estratégico vai ajudar na tomada de decisão mais eficaz e rápida, caso haja necessidade”, afirmou o subgerente de logística do CICC-R, Major Jorge Rebelo.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também será monitorada durante a Copa do Mundo com ajuda do CICC-R. “Nós estaremos no CICC-R contribuindo com nossa experiência em saúde e atuando, sempre que for necessário, no caso em que a liderança de atuação efetiva for de nossa competência”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão.

A Semsa terá representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa) e do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (DVAE).

Fonte:
Portal da Copa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital