Defesa e Segurança
Marinha intensifica atuação em Salvador durante a Copa 2014
Defesa
Com o emprego de aproximadamente 80 militares nas ações de defesa de área marítima durante a Copa do Mundo, a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) intensificou as ações de inspeção naval, contabilizando, ao final da primeira fase do torneio, 370 abordagens, 11 notificações e duas apreensões.
Nos 24 km de extensão costeira da Baía de Todos os Santos, desde a Ilha de Maré até o Farol de Santo Antônio da Barra, onde está situado o palco da Fan Fest, o efetivo utilizado pela CPBA é composto de 10 embarcações, sendo oito lanchas e duas motos aquáticas, além do pessoal de apoio e manutenção. No mar, os militares são responsáveis por fiscalizar as embarcações de transporte de passageiros, de esporte e recreio, de pesca e de outras atividades comerciais.
As embarcações da Capitania fazem parte da Força Naval Componente (FNC) e atuam em conjunto com a Fragata “Niterói”, os Navios-Varredores “Anhatomirim” e “Araçatuba”, os Navios-Patrulha “Gravataí” e “Guaratuba” e o Aviso de Patrulha “Dourado”. Todos os meios da FNC são monitorados em tempo real pelo Sistema Pacificador, que oferece a localização exata de cada unidade.
Cerca de 150 militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (GptFNSa) e 80 militares da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) estão em atuação durante a Copa do Mundo Fifa 2014 na capital baiana.
Integrante da Força Naval Componente, o Grupamento Operativo do GptFNSa conta com nove viaturas e poderá reforçar o esquema de segurança em situações que assim o exijam.
De acordo com o comandante do GptFNSa, Capitão-de-Fragata (FN) Paulo Roberto Saraiva, as tropas estão preparadas e receberam treinamento especial para o evento. “Havendo algo que ponha em risco as estruturas estratégicas e que afetem diretamente a realização das partidas, as tropas serão empregadas”.
O comandante afirma ainda que o trabalho dos militares também está focado na proteção dos portos, contra qualquer perturbação da ordem pública. “Continuamos prontos para cumprir a missão, tanto no guarnecimento dos portos, como em eventualidades que possam acontecer durante a Copa”.
Fonte:
Marinha do Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







