Defesa e Segurança
PM de Brasília apresenta equipamentos que serão usados na Copa
Segurança
Planejamento, tecnologia de ponta e efetivo completo (14 mil policiais). É com base nesse tripé que a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) espera cumprir a missão de promover a segurança e o bem-estar social durante a Copa do Mundo. Nesta terça-feira (3.06), a corporação apresentou os equipamentos e dispositivos que utilizará no período do Mundial. Parte deles já foi testada na Copa das Confederações e em outros dias de jogos do Estádio Nacional Mané Garrincha.
O aparato inclui veículos de inteligência e anti-tumulto, equipamentos de menor potencial ofensivo (como máscaras contra gases e capacetes), de controle de trânsito, ferramentas antibomba e até um exoesqueleto, espécie de armadura para policiais. Também serão usados 180 viaturas e quatro helicópteros.
O Comando de Operações será estruturado na região da Torre de TV, a cerca de 800 metros do Mané Garrincha. Ajudam a estrutura de ação as plataformas de observação elevada e o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, veículo adaptado e equipado com sistemas de comunicações, monitoramento por vídeo e plataforma integrada de inteligência.
Exoesqueleto, robô antibombas, viaturas e plataformas elevadas de observação estão entre os equipamentos da PM do DF. Estrutura que fica também para depois da Copa
Além coordenar ações, o Comando de Operações é estruturado para receber informações em tempo real durante eventuais ocorrências. “Qualquer policial militar, por meio de um dispositivo de smartphone e conectado à rede Wi-Fi da PMDF, pode receber ou enviar informações significantes”, afirma o chefe do Departamento Operacional, Jaílson Braz.
De acordo com o diretor de logística e finanças da PMDF, coronel Alexandre Corrêa, os equipamentos foram adquiridos com recursos da própria corporação ou doados pelo Ministério da Justiça. “Os investimentos começaram em 2010 e resultarão em benefícios para a corporação e para a sociedade”, afirma Corrêa.
Estrutura da PMDF para a copa
Comando de operações
» Será estruturado nas proximidades da Torre de TV, a 800m do Mané Garrincha
» Comando Móvel: ônibus onde serão tomadas decisões estratégicas
» Plataforma de observação elevada (POE): veículo com torre que atinge até 15m de altura e 12 câmeras com alcance de 4 km
» Centro Integrado de Comando e Controle Móvel: caminhão com sala de observação e central integrada onde são visualizadas as imagens produzidas ou recebidas de policiais.
Batalhão de trânsito
» Radares portáteis (aferição de velocidade), etilômetros (bafômetros) e talonários eletrônicos (notificação de infrações de trânsito).
Batalhão de choque
» Dois veículos anti-tumulto*: blindado usado para transporte da tropa de choque. Tem reservatório e canhão d'água para lançamento de jatos d'água durante as intervenções
» Capacetes, escudos anti-tumultos e escudos à prova de disparos de armas de fogo
Batalhão de operações especiais
» Um robô antibombas: operado a distância, permite a aproximação e observação de artefato suspeito ou carga explosiva
» Um braço mecânico: operado à distância, permite a manipulação de artefato suspeito ou carga explosiva
» Quatro roupas antifragmentação: protegem os policiais que utilizam o braço mecânico para se aproximar e retirar o artefato suspeito do local
» Três aparelhos de RX: equipamentos portáteis que auxiliam a análise o conteúdo do artefato suspeito e aferição
Regimento de Polícia Montada
» 125 cavalos
»Equipamentos como sela, manta e porta cassetete e capacete protetor
Fonte:
Copa 2014
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







