Defesa e Segurança
Operação da PF desarticula tráfico internacional de drogas
Busca e Apreensão
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (12) a Operação Urutau com o objetivo de desarticular organização criminosa de tráfico internacional de drogas. Os suspeitos atuavam nas fronteiras da região Sudeste do Brasil com o Paraguai e a Bolívia com constantes remessas de maconha, cocaína e armas de fogo.
Foram cumpridos nove mandados de prisão, 13 mandados de busca e apreensão domiciliar e 42 mandados de busca e apreensão de veículos. As investigações tiveram início em março de 2014, quando foi identificado um grupo de pessoas residentes no município de Umuarama(PR).
A suspeita era de que estariam utilizando ônibus e caminhões para transportar grandes remessas de maconha escondidas em fundos falsos enviadas do Mato Grosso do Sul, e grandes remessas de cocaína enviadas de Rondônia para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Foi identificada uma ampla rede internacional de tráfico de drogas, operando a partir de Umuarama, movimentando grandes quantidades de maconha, cocaína, munições e armas de fogo com o objetivo de interná-las em território brasileiro pela fronteira do Paraguai com o estado do Mato Grosso do Sul, e da Bolívia com o estado de Rondônia, distribuindo as drogas, munições e armas para os grandes centros consumidores, com destaque para a região sudeste.
A cidade de Umuarama servia como local de residência de membros da quadrilha e ponto de fornecimento e apoio logístico para a atuação da organização, que recrutava os motoristas e batedores em Umuarama para buscarem as drogas na fronteira e transportá-la até os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Durante as investigações outras três pessoas de Umuarama foram presas transportando drogas. Sessenta policiais federais estão cumprindo, simultaneamente, os mandados judiciais em oito municípios dos cinco estados.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






