Defesa e Segurança
PF combate o contrabando internacional em dois estados brasileiros
Operação
A Polícia Federal desencadeou no dia 6 de agosto a operação Dois Dedos* com o objetivo de reprimir organizações criminosas transnacionais e interestaduais especializadas em contrabando.
Foram apreendidas duas embarcações, uma carreta e seis veículos, que são passíveis de sanções administrativas de perdimento, multa e/ou leilão. Nove pessoas foram presas.
A investigação teve início em janeiro de 2014 e resultou na desarticulação de diversas organizações criminosas especializadas na aquisição, transporte, armazenamento, distribuição, exposição e venda de produtos ilegalmente introduzidos para o Amapá e o Pará.
Foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Macapá, Santana e Mazagão, no Amapá, além de Afuá e Abaetetuba, no Pará.
Durante as investigações, com o apoio da Polícia Civil, por meio do Grupamento Tático Aéreo, foi possível apreender ainda carregamentos com dezenas de caixas de cigarros, whisky e confecções.
O grupo abriu rotas comerciais ilegais entre o Suriname e o Brasil, utilizando-se de embarcações, muitas vezes com documentos e pinturas falsas, e portos clandestinos, com o intuito de ludibriar a fiscalização e assegurar o esquema que financiava a pratica deste comercio ilegal.
* O nome da operação é alusão ao modo como habitualmente as pessoas seguram o cigarro ao fumar, utilizando os dedos indicador e médio.
Fonte:
Polícia Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






