Defesa e Segurança
PF prende nigeriano foragido com auxílio de novo sistema
Prisão
Usando um sistema de informação sobre passageiros, a Polícia Federal prendeu um nigeriano no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, procurado por lavagem de dinheiro e ocultação de bens. Ele estava foragido desde janeiro de 2013.
Para a localização do criminoso - procurado em nível internacional - a PF contou com o auxílio dos Sistemas API e I-24/7 para a recepção de listas de passageiros de vôos internacionais e o cruzamento automático das informações fornecidas pelo sistema com as informações existentes nas bases de dados da Interpol (organização internacional que coopera com policias de diversos países). Dessa forma, foi possível verificar que o nigeriano havia embarcado em Buenos Aires, com destino à África do Sul e com escala no Brasil.
A partir do alerta gerado pelo sistema e pelos cruzamentos dos dados dos sistemas empregados, a PF foi acionada, propiciando assim a identificação e prisão do foragido.
Logo depois de preso o nigeriano foi apresentado a Justiça para as demais medidas legais.
Sistemas API e I-24/7
O Sistema API – advanced passenger information (informação antecipada sobre passageiros) - é alimentado automaticamente pelas companhias aéreas no ato da reserva ou aquisição de passagens aéreas. Gerenciado pela Iata – International Air Transport Association (Associação de Transporte Aéreo Internacional), entidade máxima do transporte aéreo comercial, é disponibilizado às Instituições Policiais ao redor do mundo visando a cooperação para segurança dos voos internacionais.
Com o cruzamento das informações disponibilizadas pelo API e o Sistema I-24/7, mantido pela Interpol e acessado por todos os 190 países membros, o Brasil ingressa no seleto grupo de países que processam essas informações visando não só garantir a segurança dos voos internacionais, mas também a prisão de foragidos internacionais, localização de pessoas desaparecidas, e outras possibilidades.
Fonte:
Polícia Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






