Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2014 > 08 > Troca da bandeira e exposição marcam início da Semana da Pátria

Defesa e Segurança

Troca da bandeira e exposição marcam início da Semana da Pátria

7 de Setembro

Marinha do Brasil promove a cerimônia de substituição da Bandeira Nacional em Brasília. Confira a programação para o fim de semana na Capital
por Portal Brasil publicado: 30/08/2014 11h55 última modificação: 30/08/2014 11h55
Fabio Rodrigures Pozzebom/ABr Criança e adulto observam a cerimônia da troca da bandeira na Praça dos Três Poderes, em Brasília

Criança e adulto observam a cerimônia da troca da bandeira na Praça dos Três Poderes, em Brasília

A chegada da Semana da Pátria (de 1 a 5 de setembro) será marcada por uma série de comemorações que terão início neste fim de semana em Brasília (DF). Na Praça dos Três Poderes, acontece a tradicional cerimônia de substituição da Bandeira Nacional.

Já no Parque da Cidade, haverá a apresentação de bandas militares e a abertura de uma exposição que irá reunir produtos de defesa como aeronaves, lançador múltiplo de foguetes, canhões antiaéreos, motos e viaturas blindadas - além de simulador de voo e espaço com ambiente de selva.

A Marinha do Brasil vai promover a cerimônia de substituição da Bandeira Nacional da Praça dos Três Poderes, no próximo domingo (dia 31), às 10 horas.

O evento, que acontece todos os meses em sistema de rodízio entre as Forças Armadas e o Governo do Distrito Federal, desta vez presta homenagem ao Dia da Independência do Brasil.

Durante a celebração, a nova bandeira é hasteada ao som do Hino Nacional, acompanhado de salva de 21 tiros de canhão. Depois de chegar ao topo do mastro de 110 metros de altura, a antiga bandeira é arriada, ao som do Hino à Bandeira. 

Pelotões da Marinha com um total de 150 militares participam do desfile em continência à autoridade presente de maior precedência, acompanhados da Banda dos Fuzileiros Navais de Brasília. 

Exposição

Na abertura da Exposição da Independência, no Parque da Cidade, uma das atrações será a apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, no sábado (dia 30), às 11 horas. A banda é conhecida, especialmente, pelo sincronismo e simetria das evoluções, com destaque para os formatos das palavras ‘Brasil’ e ‘Pátria’, além do desenho de uma âncora, símbolo da Força Naval.

O Exército Brasileiro apresentará equipamentos de defesa como viaturas blindadas de transporte de pessoal. O público infantil também pode se divertir com atividades de pintura e peça teatral.

A Força Aérea marcará presença com atrações como simulador de voo, espaço com um ambiente de selva e exposição de motos, maquetes de aeronaves e exibição de vídeos.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostrará a evolução da instituição em mais de 80 anos de história. Além de fotos, uniformes e viaturas antigas, a exposição contará com novas tecnologias empregadas no enfrentamento à criminalidade, a prevenção e o atendimento aos acidentes de trânsito.

O estande da Polícia Militar vai apresentar diversos modelos de viaturas e equipamentos usados em operações de rua, além de motos históricas e armamentos. E o Corpo de Bombeiros vai expor materiais de salvamento e combate a incêndios urbanos e florestais, viaturas de emergência médica, lanchas e moto aquáticas.

O Centro Piloto de Educação e Prevenção ao Uso de Drogas, da Academia de Polícia Civil do Distrito Federal participa da Exposição da Independência com sua unidade móvel do Museu de Drogas, que abriga substâncias tóxicas e entorpecentes.

Fonte:
Ministério da Defesa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital