Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2014 > 09 > Grupo de trabalho visita obras do Rio para jogos de 2016

Defesa e Segurança

Grupo de trabalho visita obras do Rio para jogos de 2016

Vistoria

Profissionais visitam Vila Militar, que sedia 11 modalidades olímpicas e quatro paraolímpicas no evento que acontece na cidade maravilhosa
por Portal Brasil publicado: 12/09/2014 11h13 última modificação: 12/09/2014 11h13
Divulgação/Felipe Barra/Ministério da Defesa Uma das obras em andamento na Vila Militar é a do futuro Parque Radical

Uma das obras em andamento na Vila Militar é a do futuro Parque Radical

Integrantes do grupo de trabalho na área de segurança para os Jogos Olímpicos 2016 visitaram algumas das obras em andamento na Vila Militar de Deodoro. O local abrigará diversas competições do evento esportivo, como hóquei, pentatlo moderno, tiro, rugby e hipismo. Ao todo, 11 modalidades olímpicas e quatro paralímpicas serão disputadas no Complexo que está em construção. O local também contará com alojamentos, vestiários e apartamentos para os tratadores de cavalos.

Uma das obras em andamento é a do futuro Parque Radical, onde acontecerão provas de canoagem e BMX (bicicross). Segundo o coronel Paul Cruz, assessor especial dos Jogos Olímpicos, todo o espaço do parque será cedido à Prefeitura ao final do evento.

"O parque ficará de legado para a população como a segunda maior área de lazer da cidade. São 510 mil m²", disse. O coronel lembrou ainda que estão em andamento projetos de esgotamento sanitário e a Transolímpica – via expressa com ônibus BRT que passará na região do Complexo de Deodoro. 

Segurança

O aspecto de segurança não foi esquecido na Vila Militar. Segundo o tenente-coronel Medeiros Júnior, oficial de ligação para os Jogos Olímpicos no âmbito da 1ª Divisão de Exército, o local já possui sistema de vigilância de rotina. "Cada empresa que faz obra aqui teve que apresentar um plano de segurança para o canteiro de sua responsabilidade. Nosso trabalho é mais no sentido de fiscalizar para ver se esses requisitos acordados estão sendo cumpridos."

Sobre isso, o chefe da Assessoria Especial para Grandes Eventos do Ministério da Defesa, general Jamil Megid Júnior, falou para o grupo que a missão principal é fazer com que as próprias empresas melhorem suas medidas de segurança. Ele sugeriu que sejam feitas visitas mensais aos canteiros de obras com esta finalidade.

Atualmente, mais de seis mil homens atuam na Vila Militar e entorno, especialmente na construção do Complexo Olímpico. O diretor de Operações da Secretaria Especial para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Cristiano Barbosa Sampaio, mostrou-se otimista com o andamento dos trabalhos. "Conhecer na planta e pessoalmente é muito importante. Estou surpreso de ver como as coisas já avançaram", afirmou.

Integração

Também na quinta, os integrantes do grupo reuniram-se na sede da Empresa Olímpica Municipal (EOM) para debater questões corriqueiras aos assuntos que acompanham. Participaram do encontro representantes dos ministérios da Defesa e da Justiça, além de órgãos de segurança pública e inteligência.

O comandante da 1ª Divisão de Exército, general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, destacou a parceria com as várias instituições no setor de segurança de realizações desta natureza. "A experiência da Copa do Mundo nos mostra que devemos estar bem interligados."

Entre os temas tratados, destacam-se os 45 eventos-teste que acontecerão a partir de julho de 2015 e a passagem da Tocha pelo Brasil em 2016. Serão 90 dias com a pira olímpica no país, contemplando cerca de 200 localidades, como todas as capitais e o Distrito Federal.

Fonte:
Ministério da Defesa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital