Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2014 > 09 > Mais de 800 atletas participam da Corrida do Aviador em Brasília

Defesa e Segurança

Mais de 800 atletas participam da Corrida do Aviador em Brasília

Aeronáutica

Evento abre programação em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira celebrado em 23 de Outubro
por Portal Brasil publicado: 29/09/2014 10h56 última modificação: 29/09/2014 10h56
Divulgação/Sgt Rezende/FAB Largada ocorreu às 9h, em frente ao prédio do Comando da Aeronáutica, na Esplanada dos Ministérios

Largada ocorreu às 9h, em frente ao prédio do Comando da Aeronáutica, na Esplanada dos Ministérios

Mais de 800 atletas profissionais e amadores participaram da Corrida do Aviador realizada no último domingo (28) em Brasília (DF). A prova abre as comemorações do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrado em 23 de Outubro.

O próximo evento será a troca da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes, no dia 5 de outubro (domingo). 

A largada ocorreu às 9h da manhã em frente ao prédio do Comando da Aeronáutica, na Esplanada dos Ministérios. O primeiro colocado geral, Lucas Paranayba Scaravelly, 30 anos, realizou o percurso de pouco mais de 5Km em 17 minutos e 15 segundos. Com a vitória, o corredor profissional torna-se tricampeão da competição. “Os adversários também fizeram um bom tempo”, afirmou. A diferença para o segundo colocado foi de apenas sete segundos. Veja aqui os resultados de todas as categorias.

A corrida também atraiu estrangeiros. Adidos militares de 18 países, como Índia, Suécia, Portugal, França, México e Polônia que moram na capital federal, realizaram a prova. Para o Comandante de Mar e Guerra da Marinha Indiana, Atul Deswal, a competição foi uma maneira de renovar as energias e confraternizar. “Foi muito bom, adorei a companhia”, referindo-se ao grupo que correu em conjunto.

Cerca de 200 militares trabalharam para a realização da Corrida do Aviador em Brasília, organizada pelo Sexto Comando Aéreo Regional (VI Comar).

Saúde em primeiro lugar

Há cinco anos, Francisco Ataíde de Oliveira ouviu do médico a prescrição de atividade física como remédio. Ele estava com apneia do sono e 76 kg. Teria que usar máscara de oxigênio para dormir. “Imagina eu com este tamanho e todo esse peso”, recorda. A necessidade o obrigou a mudar de hábitos. A corrida foi incorporada a rotina.

Aos 74 anos, seu Ataíde contabiliza 249 corridas e 78 troféus. E a saúde? “Melhorou 100% e mais um pouco”, explica com sorriso largo no rosto. Só em 2014 ele participou de 37 corridas e já está inscrito em mais duas meia maratonas até o final do ano. Neste tipo de prova, o percurso é de 21 km.

Nesse domingo, ele participou pela terceira vez da Corrida do Aviador e conquistou o primeiro lugar na categoria maiores de 69 anos. Ele completou o percurso em 22 minutos e 8 segundos. Detalhe, no dia anterior ele havia corrido 10 km em uma prova noturna.

Em família

Para o Sargento Fabiano Hoffmann a corrida faz parte do treinamento físico necessário à atividade profissional. Especialista em guarda e segurança, ele corre pelo menos três vezes por semana entre 5 e 10 km. Porém, o que ele destaca é a facilidade de praticar um esporte que traz muitos benefícios. “Qualquer um pode praticar. É barato e faz bem para o corpo, para a saúde, especialmente na parte cardio-respiratória. Por ser um exercício aeróbico traz qualidade de vida”, explica.

A esposa Fabíola, também é adepta ao esporte. Desde 2010 ela corre ao lado do marido. Quatro meses após o nascimento da filha Alice ela já retornou aos treinos. “A corrida é excelente. A médica indicou para voltar ao peso normal”, explica. Segundo ela, a recuperação pós-parto também foi mais rápida em função do condicionamento físico proporcionado pelo esporte.

Cães corredores

Onze cães farejadores da raça pastor belga de Malinois também realizaram o percurso. Eles integram o canil do Batalhão de Infantaria Especial do Sexto Comando Aéreo Regional (VI Comar). Correr faz parte do treinamento diário dos cachorros destinados a atuar em missões de detecção de drogas e bombas, além de busca e captura. No entanto, participar de um evento movimentado e com diferentes sons integra o programa de socialização. “Quando forem empregados os cães não podem sentir a variação de ambiente. Tem que ser algo natural”, explica o responsável pelo treinamento, Tenente Lima Borges.

Rio de Janeiro

No dia 12 de outubro é a vez do Rio de Janeiro sediar o evento. Serão 5 Km da XIV Corrida Santos Dumont disputados no Aterro do Flamengo.

Fonte:
Força Aérea Brasileira
Portal Brasil 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital