Defesa e Segurança
Operação Navajo combate tráfico de drogas em Minas Gerais
Tráfico internacional
Mais de 200 policiais federais deflagraram operação que desarticulou uma organização criminosa atuante no tráfico internacional de drogas com base no Triângulo Mineiro.
A operação conhecida como Navajo* resultou em 26 mandados de busca e apreensão e 26 mandados de prisão preventiva em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
As investigações tiveram início há aproximadamente um ano, período em que mais de duas toneladas e meia de cocaína foram apreendidas e 22 traficantes foram presos, sendo 14 em flagrante.
A organização criminosa estava associada a traficantes bolivianos e introduzia a droga em território brasileiro por meio de aeronaves, que pousavam clandestinamente em pistas rurais no Triângulo Mineiro e no sul goiano. O grupo também é acusado de cometer vários crimes violentos, como homicídios em decorrência do tráfico de drogas. Dentre os investigados, três são bolivianos e tiveram prisão decretada, passando a PF a contar com o apoio da Interpol para prendê-los em território estrangeiro.
Foram apreendidas dezenas de veículos, uma lancha, avaliada em 300 mil reais, e vários imóveis, dentre eles fazendas em Minas Gerais e Goiás.
Os presos serão conduzidos ao presídio Jacy de Assis em Uberlândia (MG) e responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, tráfico internacional de drogas e organização criminosa, podendo ser condenados a até 49 anos de reclusão.
*O nome dado à operação faz referência ao modelo de aeronave preferido pelo líder da organização investigada, comumente usado para o transporte da cocaína.
Fonte:
Polícia Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






