Defesa e Segurança
PF descobre golpe aplicado por comerciantes em indígenas no Paraná
Estelionato
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (9), um grupo criminoso formado por proprietários de supermercados que aplicava golpes em indígenas da Aldeia Ivaí, em Manoel Ribas (PR).
Denominada Operação Pantera, os comerciantes retinham cartões de programas sociais para garantir o pagamento de compras realizadas pelos indígenas.
Eles estariam retendo documentos e cartões de benefícios dos indígenas a fim de subtrair valores e de garantir o recebimento pela realização de compras em seus comércios. Eles também realizaram fraudes em financiamentos e saques de benefícios previdenciários de indígenas já falecidos.
Na ação foram apreendidos vários cartões de programas sociais do governo federal em nome de indígenas, e comprovantes de pagamento e saque de benefícios previdenciários. Também foram encontrados documentos relacionados à venda “fiada” de mercadorias a indígenas, tais como fichários com anotações de venda e notas promissórias.
Os comerciantes investigados poderão responder pelos crimes de apropriação indébita, por estelionato contra as instituições financeiras e contra o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e por furto, previstos no Código Penal. Além desses, eles também poderão responder por retenção de cartões de benefícios de idosos, crime previsto no Estatuto do Idoso.
Fonte:
Polícia Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







