Defesa e Segurança
Polícia Federal cumpre nove mandados em aldeia no MS
Organização armada
A Polícia Federal descobriu uma milícia armada que praticava crimes contra membros da Aldeia Indígena Rancho do Jacaré, localizada no município de Laguna Caarapã (MS).
A comunidade indígena sofreu com tentativas de homicídio, lesões corporais, ameaças e constrangimentos ilegais.
A ação foi deflagrada nesta quinta-feira (16), e denominada Operação Parajás, na qual foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão.
A milícia armada também proibia que crianças e adolescentes frequentassem as escolas, impedia a realização de cultos, bem como causava obstáculos para que servidores públicos prestassem serviços dentro da comunidade.
A operação contou com 59 policiais e com os integrantes do Grupo de Pronta Intervenção da PF no estado do Mato Grosso do Sul. No desenrolar da operação foram apreendidas quatro espingardas calibre 32, um cano de uma espingarda, esferas, espoletas e munições. Foram presos em flagrante três indígenas por posse ilegal de arma de fogo.
Na casa de um cidadão paraguaio, que também morava na comunidade indígena, foram encontrados documentos pessoais e cartão de saque de benefício previdenciário em nome de um indígena. O homem paraguaio confessou que recebia indevidamente os benefícios.
Os acusados responderão por uso de documentos falsos e foram encaminhados ao sistema prisional. As investigações continuam para identificar outros envolvidos.
Fonte:
Polícia Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






