Defesa e Segurança
Celso Amorim defende acordos de cooperação com Índia e África do Sul
Bloco trilateral
O Ministro da Defesa, Celso Amorim, discursou em favor da consolidação de acordos de cooperação militar entre os países os componentes do Ibas, bloco trilateral formado por Brasil, Índia e África do Sul.
O discurso ocorreu durante o encerramento do 6° Encontro do Grupo de Trabalho Conjunto do Ibas, cujo objetivo foi discutir propostas de cooperação nos setores de defesa e ciência e tecnologia.
“Nós temos que trabalhar rapidamente para desenvolver os projetos concretos apresentados aqui. É um exemplo muito importante de cooperação Sul-Sul para o mundo e trará benefícios para os nossos países.”
Entre as possibilidades de parceria se encontram as propostas de execução de competições esportivas, exercícios de operação de paz e de forças especiais, seminários e workshops.
O ministro elogiou o trabalho militar realizado na manobra marítima Ibsamar. A atividade consiste em um exercício de adestramento entre as Marinhas da Índia, do Brasil e da África do Sul: “Vamos continuar a desenvolver programas como esse. Ele é um exemplo”, disse.
E completou: “A confiança recíproca entre nós vai possibilitar, cada vez mais, o desenvolvimento de projetos conjuntos”. O próximo Ibsamar será em 2016, na Índia.
Amorim citou exemplos de cooperação do Brasil com os países do bloco, incluindo o desenvolvimento, junto com a África do Sul, do míssil Ar-Ar de quinta geração A-Darter.
Off-set
Amorim também defendeu a flexibilização das regras brasileiras de off-set – processo de contratação onde um dos requisitos é a compensação comercial –, a fim de beneficiar a Índia e a África do Sul.
“Poderíamos facilitar isso entre nós. Temos que garantir a compensação e dar preferência às nações do IBAS nas compras na área de defesa. No entanto, sei que nossas leis são complexas”, afirmou.
Fonte:
Ministério da Defesa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







