Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2014 > 11 > Força Nacional completa 10 anos neste sábado (29)

Defesa e Segurança

Força Nacional completa 10 anos neste sábado (29)

Segurança Pública

Coordenada pela União, a unidade é integrada por policiais militares, civis, bombeiros militares e peritos das 27 unidades da federação
por Portal Brasil publicado: 29/11/2014 12h29 última modificação: 29/11/2014 12h29
Divulgação/Ministério da Justiça. Principal objetivo da Força Nacional é prestar apoio aos estados em caso de necessidade.

Principal objetivo da Força Nacional é prestar apoio aos estados em caso de necessidade.

A Força Nacional de Segurança Pública completa neste sábado (29) dez anos de existência. Baseada na Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), a Força Nacional é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça.

Coordenada pela União, a unidade é integrada por policiais militares, civis, bombeiros militares e peritos das 27 unidades da federação. De acordo com o Ministério da Justiça, responsável pela Força Nacional, desde a sua criação, 13 mil policiais já integraram a tropa.

O comandante da Força esclarece que o principal objetivo da Força Nacional não é intervir em situações de crise, e sim prestar apoio aos estados em caso de necessidade.

“O nosso lema é ‘preparados para tudo’, para todas as crises na área da segurança pública. O que nós podemos dizer é que a população pode contar com a Força Nacional: são policiais, bombeiros e peritos oriundos de seus estados de origem que estão prontos para atuar em respeito e compromisso com o povo brasileiro”, garante Aragon.

Segundo o coronel, a Força Nacional foi criada em 2004, a partir de uma crise no estado de Rondônia. “Percebemos a necessidade de se ter uma tropa de profissionais especialistas de outros estados da federação que pudessem auxiliar um estado em caso de necessidade”, lembra Aragon.

Por meio de um convênio de cooperação federativa foi criada a Força Nacional, que já atuou em 210 operações em 26 unidades da federação e hoje conta com 13 mil homens aptos a atuar em operações em qualquer lugar do Brasil.

Após treinamento ou atuação, os policiais são reintegrados às suas respectivas funções, em seus estados, onde também repassam os conhecimentos adquiridos aos demais membros de suas corporações.

Panorama

Atualmente, cerca de 1.600 policiais estão em 17 estados, atuando em 38 operações, com o objetivo de reduzir a violência, a criminalidade e a insegurança. 

A única unidade da Federação que nunca pediu auxílio para ações de emergência ao governo federal foi São Paulo. Já o estado onde a Força Nacional permaneceu mais tempo foi Alagoas.

Últimas ações

Na sexta-feira, a pedido do governo da Bahia, o Ministério da Justiça prorrogou por 90 dias a permanência de tropas nas cidades do sul do estado, onde a tensão entre índios e não índios exige o reforço policial.

No início do mês, os policiais foram destacados para atuar em Roraima, após uma rebelião na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.

Fonte:
Agência Brasil e Blog do Planalto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital