Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2014 > 11 > Organizações que capacitam soldados são premiadas

Defesa e Segurança

Organizações que capacitam soldados são premiadas

Forças Armadas

Projeto Soldado-Cidadão comemora 10 anos com exemplos de jovens egressos do serviço militar atuantes no mercado de trabalho
por Portal Brasil publicado: 21/11/2014 08h14 última modificação: 21/11/2014 16h47

Organizações militares e instituições civis que se destacaram na missão de dar capacitação profissional para jovens que estão concluindo o serviço militar foram agraciadas nesta quinta-feira com o 5º Prêmio Melhor Gestão do Projeto Soldado-Cidadão, que completa 10 anos de existência.

Durante a cerimônia de premiação, o ministro da Defesa, Celso Amorim, falou sobre as conquistas do projeto desde a sua criação e destacou a importância de dar ferramentas para que o jovem que serviu o País, por meio das Forças Armadas, possa ter perspectivas de futuro profissional ao deixar o serviço militar.

“Esse projeto virou símbolo do compromisso das Forças Armadas e do Ministério da Defesa com a inclusão social e com o desenvolvimento do nosso País”, disse.

Durante o evento de premiação, foi exibido um vídeo mostrando exemplos de ex-soldados que foram capacitados em cursos do projeto e que atualmente estão no mercado de trabalho desempenhando na prática o que aprenderam antes de sair do quartel.

“Vimos hoje exemplos emocionantes de como as pessoas aprendem e se preparam para a vida futura. Além da formação cívico-militar, que já o capacita para a vida civil, os jovens tem oportunidade de se engajarem em ambientes profissionais produtivos e harmoniosos”, ressaltou.

Este ano, foram contemplados o Comando do 9º Distrito Naval da Marinha, o 51º Centro de Telemática do Exército e a Escola de Especialistas da Aeronáutica. Essas três unidades implementaram ações que fizeram a diferença na vida de soldados capacitados que poderão disputar uma vaga no mercado de trabalho.

O projeto premiado na Marinha, por exemplo, passou a fornecer a carteira de habilitação de marinheiro de convés e de piloto de embarcação regional aos participantes.

O documento, que só pode ser fornecido pela Marinha, é exigido para qualquer pessoa que queira trabalhar pilotando uma embarcação.

O coordenador do Comitê Gestor do Projeto Soldado Cidadão, coronel Francisco Yukishique, explica que, por ser uma região ribeirinha, marcada pela tradição do transporte fluvial, ao deixar o quartel portando esse documento, o marinheiro contará com boas possibilidades empregatícias.

“Os dez anos do projeto atestam o sucesso dessa iniciativa das Forças em proporcionar futuro e segurança social aos nossos jovens que estão prestes a concluir o serviço”, comemorou o coronel.

Também foram premiadas com o diploma de Colaborador do Projeto Soldado-Cidadão –personalidades e instituições que são parceiras do projeto e que auxiliam na efetividade dos cursos, cedendo salas de aula e professores, por exemplo.

É o caso do diretor da Escola Técnica de Ceilândia, Joubert Corrêa, que desde 2007 recebe militares da Marinha para serem capacitados dentro da escola nos cursos profissionalizantes de informática, marcenaria e mecânica de autos.

Além disso, a escola ministra dentro do centro de instrução os cursos de garçom e de hidrelétrica residencial. “Quando fomos procurados, vimos que teríamos totais condições de ajudar, o que, para nós, é uma honra”, explica o diretor.

Iniciativa 

O Projeto “Soldado Cidadão” tem por objetivo formar jovens brasileiros, incorporados às Forças Armadas, por intermédio de cursos profi ssionalizantes, facilitando o ingresso no mercado de trabalho.

As capacitações são ministradas a jovens com perfil socioeconômico carente e realizadas por instituições públicas ou privadas. Essas qualifi cações são de curto e médio prazo, com carga horária mínima de 160 horas. O Ministério da Defesa executa o projeto por meio de um Comitê Gestor formado por representantes da pasta e das Forças.

Fonte:
Ministério da Defesa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital