Defesa e Segurança
Governo federal oficializa promoção de 117 militares
Hierarquia militar
A presidenta Dilma Rousseff oficializou, na manhã desta terça-feira (16), a nomeação de 117 Oficiais-Generais promovidos em 2014. Os oficiais atingiram a mais elevada patente de comando da Marinha, Exército e Aeronáutica.
"O Brasil conta com o profissionalismo de vocês nesta nova etapa de suas carreiras. Estou certa que vocês continuarão honrando o compromisso de defender a soberania, de defender os poderes constitucionais e a democracia de nosso País", declarou a presidenta.
De acordo com a Constituição Federal, cabe ao presidente em exercício a função de promover os oficiais-generais e nomeá-los para os cargos. Nesta terça, Dilma nomeou um total de 66 oficiais-generais do Exército, 21 da Marinha e 30 da Aeronáutica.
Compromisso estratégico
Após a cerimônia, a presidenta e os oficiais-generais se reuniram no Clube da Aeronáutica, em Brasília, para um almoço de fim de ano.
Em novo discurso, a presidenta destacou o papel das Forças Armadas pelos serviços prestados ao País, citando esforços empreendidos durante grandes eventos ocorridos em 2014. "Durante a Copa do Mundo, ajudaram a garantir que o evento transcorresse em clima de celebração e segurança. Nas eleições de outubro último, deram importante apoio para que a festa maior da democracia se realizasse em clima de tranquilidade", disse a presidenta.
Para atender o objetivo de manter a soberania do País, o governo atua para valorizar a carreira militar e garantir a modernização dos equipamentos do Exército, Marinha e Aeronáutica.
No evento, O Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, Comandante da Aeronáutica, destacou em discurso iniciativas de sucesso implementadas nos últimos 4 anos pelas Forças Armadas, entre elas o submarino previsto pelo Prosub e a aeronave KC-390, desenvolvida pela Embraer a partir dos requisitos estabelecidos pela Força Aérea Brasileira, com investimento total de R$ 12,1 bilhões.
Dilma também fez menção ao contrato para produção do KC-390 e ainda destacou o compromisso estratégico de modernização da aviação de caça nacional. "Há um ano, exatamente numa cerimônia como essa, neste almoço de confraternização anual, anunciei a conclusão do processo de escolha do F-X2. Hoje, o contrato já está assinado e os futuros pilotos dos nossos Gripen NG já estão iniciando seu treinamento na Suécia", disse Dilma.
"Ao projetar e construir submarinos, corvetas, blindados, sistemas de defesa cibernética, cargueiros e caças, entre tantos outros equipamentos, estimulamos o desenvolvimento tecnológico de nosso parque industrial", declarou a presidenta na sequência.
Saiba mais sobre a carreira militar
A hierarquia militar é a base da organização das Forças Armadas e compõe a cadeia de comando a ser seguida por todos os integrantes.
Para identificar e distinguir a função e o posto que cada militar ocupa, os uniformes trazem insígnias que informam a patente – ou seja, o estágio na carreira em que ele se encontra.
Oficial-general, por exemplo, é o militar de carreira que atingiu as patentes mais elevadas dentro da hierarquia militar.
As insígnias desempenham importante papel entre os militares, já que a hierarquia e a disciplina são a base institucional das Forças Armadas.
A progressão na carreira é feita de forma planejada, seguindo critérios não só de capacitação profissional, como também dos limites de idade.
O fluxo adotado nas promoções aos postos e graduações é fundamental para assegurar a operacionalidade do sistema, ou seja, para evitar casos em que profissionais de alta patente se aposentem sem ter novos generais para substitui-los, por exemplo.

Fonte:
Portal Brasil, com informações do Blog do Planalto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







