Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2015 > 01 > Grupo Especial de Inspeção em Voo realiza troca de comando

Defesa e Segurança

Grupo Especial de Inspeção em Voo realiza troca de comando

Evento

Cerimônia sediada no Rio de Janeiro foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea)
por Portal Brasil publicado: 27/01/2015 17h34 última modificação: 27/01/2015 17h34

O Tenente-Coronel Aviador Marcelo de Lima Pinheiro assumiu o comando do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), cargo ocupado até então pelo Tenente-Coronel Aviador Eduardo Miguel Soares.

Presidido pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, o evento contou a presença de autoridades civis e militares da Força Aérea Brasileira, do Exército e da Marinha do Brasil.

A cerimônia foi realizada, no pátio da Unidade, no Rio de Janeiro.

Durante a gestão do Tenente-Coronel Miguel, o GEIV participou diretamente dos preparativos da Copa do Mundo de Futebol e alcançou a expressiva marca de 98% de disponibilidade dos instrumentos de auxílios à navegação.

Em abril do ano passado, também foi celebrada a assinatura do contrato entre o Comando da Aeronáutica e a Embraer para a aquisição de seis aeronaves Legacy 500, plataformas que equiparão a Unidade a partir do primeiro semestre de 2016.

A chegada dos aviões  ampliará a capacidade do GEIV para o cumprimento de sua missão - realizar inspeção em voo e radiomonitoragem.

Em suas palavras de despedida, o ex-comandante do GEIV voltou no tempo e relembrou o primeiro contato que teve com o Grupo, por meio de seu pai.

“Meu pai, o Tenente-Coronel Jonathas, ausentava-se do meu convívio esporadicamente para realizar missões pelo GEIV. Não tinha a noção do quanto minha história iria se entrelaçar com essa Unidade. Com o passar dos anos, fui agregando valores e experiências profissionais e operacionais até alcançar a tão almejada formação de Piloto-Inspetor. E, em 2012, veio a confirmação do meu nome para comandar este Grupo”, conta o militar.

No evento, o Tenente-Brigadeiro Rodrigues Filho destacou algumas das atividades do GEIV como a incorporação das necessidades do Grupo no projeto e desenvolvimento da nova plataforma de Inspeção em Voo, a aeronave Legacy 500; a implementação dos requisitos operacionais e administrativos para recebimento da aeronave IU-50; e a participação na homologação do Projeto PBN (Navegação Baseada em Performance).

Enfatizou, ainda, a campanha aérea na efetivação e manutenção de todos os auxílios e procedimentos no espaço aéreo, antes e durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, e a melhoria dos níveis de segurança de voo do Grupo.

O Diretor-Geral do Decea deu as boas vindas ao novo comandante, Tenente-Coronel Pinheiro, e destacou os desafios futuros.

“Hoje você recebe o comando do GEIV, Unidade exemplar e motivo de orgulho do Decea, pelo serviço que presta ao SISCEAB e ao País. Tenho certeza que você conhece o tamanho e a complexidade da tarefa que o espera.”

Dentre as atividades para os próximos anos estão a Olimpíada de 2016, quando tráfegos aéreos de todas as partes do mundo adentrarão o Brasil por vários aeroportos; o projeto do Governo referente a aeródromos executivos, que exigirá mobilização e esforço de todo o seu efetivo e quadro de tripulantes; e o recebimento do Legacy 500.

Novo Comandante

Natural de Brasília, o Tenente-Coronel Pinheiro ingressou na FAB em fevereiro de 1988 e possui mais de 2.600 horas de voo. Um de seus últimos cargos foi a chefia da Divisão de Operações do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA).

Fonte:
Força Aérea Brasileira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital