Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2015 > 01 > PF apreende 20 kg de cocaína no aeroporto de São Paulo

Defesa e Segurança

PF apreende 20 kg de cocaína no aeroporto de São Paulo

Tráfico

Passageiros de diferentes nacionalidades tentavam deixar País com droga escondida no próprio corpo, fundo falso de mala, entre outros
por Portal Brasil publicado: 19/01/2015 18h07 última modificação: 19/01/2015 18h07

A Polícia Federal prendeu, neste final de semana, oito passageiros de voo internacional, sete deles tentando embarcar com cocaína, somando quase 20 kg, no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.

Na sexta-feira (16), foram presas três pessoas. A primeira prisão foi de um homem de nacionalidade nigeriana. Ele iria embarcar em voo com destino a Lagos/Nigéria e escala em Joanesburgo/África do Sul, quando foi abordado, para entrevista, pelos policiais federais na fila do check-in.

O passageiro trazia pouca bagagem e havia entrado com pedido de refúgio há pouco tempo. Na revista pessoal foram encontrados alguns volumes atados aos seus tornozelos que escondiam quase 2 Kg de cocaína.

Ainda na sexta, os policiais suspeitaram de duas mulheres que estavam aguardando o check-in. Elas estavam em posições diferentes na fila e aparentemente não se conheciam.

As passageiras foram abordadas e conduzidas para revista pessoal e das bagagens. Com a passageira natural da República Dominicana, que pretendia embarcar em voo com destino a Nova Déli/Índia e escala em Abu Dhabi, foram encontrados cinco livros infantis com capas muito espessas.

Os policiais perfuraram a capa de um dos livros e encontraram 2 Kg de cocaína.

A outra passageira presa em flagrante, uma sul-africana, que iria embarcar no mesmo voo com destino a Nova Déli, trazia consigo, oculto em fundo falso de sua mala, 3 Kg de cocaína. 

A quarta prisão ocorreu na primeira hora do sábado (17).

Uma espanhola foi abordada pelos policiais federais na fila do check-in de voo com destino a Roma/Itália e escala em Abu Dabhi/Emirádos Árabes, para verificação de sua bagagem e busca pessoal.

Com ela nada foi encontrado, sendo assim, liberada para efetuar o check-in. A mulher efetuou o check-in e despachou a bagagem. Alguns minutos depois, essa mesma passageira foi barrada no raio-x da imigração devido a existência de substância orgânica na mala que carregava.

Os policiais federais foram acionados e reconheceram a passageira, notando que estava com uma mala diferente daquela que portava no momento da primeira abordagem.

Ela foi imediatamente conduzida à delegacia para que esta mala fosse periciada. Dentro da mala havia dez invólucros, recobertos com papelão, ocultos em cinco cases para notebook.

Nos invólucros, os peritos encontraram mais de 6 Kg de cocaína. A passageira disse que pegou esta mala no guarda-volumes após efetuar o check-in. Ela foi presa em flagrante.

Às 18 horas, em voo com destino a Barcelona/Espanha, foram presas duas mulheres e um homem, todos brasileiros.

Eles formavam um casal com um filho de 2 anos de idade mais uma acompanhante. A droga, mais de 5 Kg de cocaína, estava sendo transportada pelas duas mulheres em volumes ocultos sob suas vestes.

O homem, ao ser ouvido, declarou que a droga lhe pertencia. Todos foram presos em flagrante.

Passaporte falso

Ainda no sábado, na imigração de voo procedente da Guatemala, foi preso um homem sul-africano, que fora inadmitido ao tentar desembarcar na Guatemala. Ele foi preso por apresentar um passaporte falso.

Os presos foram encaminhados aos presídios estaduais, onde permanecerão à disposição da Justiça, respondendo na medida de suas participações pelos crimes que lhe foram imputados.

Fonte:
Polícia Federal

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital