Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2015 > 02 > Polícia Federal apreende cocaína em livros infantis no aeroporto de SP

Defesa e Segurança

Polícia Federal apreende cocaína em livros infantis no aeroporto de SP

Combate ao crime

Estrangeira aguardava na fila de check-in de voo para São Tomé e Príncipe quando foi abordada por agentes da polícia
por Portal Brasil publicado: 26/02/2015 18h18 última modificação: 26/02/2015 18h18

A Polícia Federal apreendeu cerca de sete quilos de cocaína dos quais cerca de seis quilos em livros infantis no Aeroporto Internacional de São Paulo. Em uma segunda ação, contando com o auxílio de cães farejadores, a PF aprendeu 12 pacotes de cocaína com um peso somado de 1,5 quilo.

Os presos foram conduzidos aos presídios estaduais onde permanecerão à disposição da Justiça respondendo, na medida de suas participações, pelo crime de tráfico internacional de drogas.

No primeiro ocorrido, uma estrangeira estava na fila do check-in de vôo com destino final às ilhas de São Tomé e Príncipe, quando foi abordada por policiais federais para entrevista. A passageira já havia estado no Brasil anteriormente. 

A mulher foi retirada da fila do check-in e conduzida ao raio-x para análise do conteúdo de suas malas. As imagens do aparelho revelaram a existências de diversos volumes contendo substância orgânica. Questionada sobre o que havia em sua bagagem ela disse se tratar de literatura infantil. Na presença de testemunhas houve a abertura da mala e o policial efetuou um pequeno furo na capa dura de um dos livros encontrando um pó semelhante à cocaína.

Os exames periciais revelaram a existência de 16 volumes ocultos em oito livros infantis, totalizando aproximadamente seis quilos de cocaína pura. A mulher foi presa em flagrante e ao inserir seu nome no sistema, foi verificado que ela é mãe de um homem que foi preso neste aeroporto no dia 11 de fevereiro, dizendo que era jornalista, portando cerca de dois quilos de cocaína dentro de tubos de tinta.

Em outra ação, com policiais federais que atuam auxiliados por cães farejadores, foi preso um homem natural da Bolívia, que pretendia embarcar em voo com destino a Maputo (Moçambique). Ele declarou ter ingressado no Brasil por via terrestre e que iria visitar uma amiga naquele país.

Os policiais federais estavam percorrendo a fila do check-in quando o animal deitou diante da bagagem do passageiro, sinal claro da existência de algo suspeito. O homem e sua bagagem foram conduzidos ao raio-x para verificação do conteúdo da mala. As imagens revelaram a existência de pequenos pacotes ocultos na estrutura da mala. Na presença de testemunhas a mala foi aberta e suas laterais foram perfuradas sendo retirado um dos volumes.

Ao se perfurar o pacote foi encontrado um pó com odor característico da droga cocaína. Conduzido à delegacia, foram feitos os exames periciais revelando a existência de 12 volumes contendo aproximadamente 1,5 quilo de cocaína.

Fonte:
Agência de Notícias da Polícia Federal

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital