Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2015 > 02 > Transmissão de cargos: Marinha e Exército têm novos comandantes

Defesa e Segurança

Transmissão de cargos: Marinha e Exército têm novos comandantes

Forças armadas

Almirante-de-Esquadra Eduardo Barcellar Leal Ferreira e General de Exército Eduardo Dias Villas Bôas assumem cargos hoje
por Portal Brasil publicado: 06/02/2015 18h18 última modificação: 06/02/2015 18h18

Após o Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato assumir o Comando da Aeronáutica, a Marinha e o Exército têm novos comandantes. 

O Almirante-de-Esquadra Eduardo Barcellar Leal Ferreira substituiu o Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto em solenidade realizada nesta sexta-feira (6) no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília.

Tendo ingressado na Marinha do Brasil em 1971, o Almirante concluiu sua formação na Escola Naval em 1974. Promovido a Almirante-de-Esquadra em 2013, o último cargo do militar foi de Comandante da Escola Superior de Guerra, instituição vinculada ao Ministério da Defesa.

Entre as funções que desempenhou estão a de Comandante da Escola Naval, Comandante da Corveta Frontin, Comandante da Fragata Bosísio, Diretor de Portos e Costas, Comandante-em-Chefe da Esquadra e Comandante do 7° Distrito Naval. 

Exército

O General de Exército Eduardo Dias Villas Bôas recebeu o cargo do General de Exército Enzo Martins Peri em solenidade realizada no Clube do Exército, em Brasília, na quinta-feira (5).

O General Villas Bôas ingressou no Exército em 1967 e em 1973 se formou Aspirante-a-Oficial de Infantaria, após concluir o curso na Academia Militar das Agulhas Negras.

Assumiu, entre outras funções, o comando do Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras, o comando do 1° Batalhão de Infantaria de Selva, o comando da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e o cargo de adjunto do Adido junto à Embaixada do Brasil na República Popular da China.

Promovido a General de Exército em 2011, esteve à frente do Comando Militar da Amazônia. O último cargo exercido foi do Comandante de Operações Terrestres.

Secretaria-geral do Ministério

Em janeiro, Eva Maria Cella Dal Chiavon assumiu a secretaria-geral do Ministério da Defesa. Ela substituiu Ari Matos Cardoso em uma solenidade realizada no Ministério da Defesa, no fim de janeiro. 

A secretária geral é graduada em Planejamento Estratégico Público Participativo e em Enfermagem e Obstetrícia, com especialidade em Saúde Pública.

Eva Chiavon foi secretária-executiva em quatro ministérios. Exerceu a função nos Ministérios do Trabalho; Secretaria de Relações Institucionais; Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social; e Planejamento, Orçamento e Gestão.

Entre as suas funções estará a articulação de políticas públicas e com outros Ministérios. A secretaria-geral, sob a gestão de Ari Matos Cardoso, conduziu a aprovação da Lei nº 12.598, que introduziu novo incentivo à Base Industrial de Defesa e a implantação da Autoridade Certificadora de Defesa (AC-Defesa).

Estado-Maior Conjunto

O Ministro da Defesa, Jaques Wagner, reconduziu no início do ano o General-de-Exército José Carlos De Nardi à chefia do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). Oriundo da arma de Artilharia, com especialização em meios antiaéreos, o General De Nardi está no Ministério da Defesa desde 2010, quando foi iniciada a estruturação do EMCFA.

O General é formado em Economia, pela PUC-RS e é Doutor em Ciências Militares.

No Estado-Maior Conjunto, é responsável pelos esforços de interoperabilidade e atuação coordenada das Forças Armadas em operações militares, no emprego da Marinha, do Exército e da Aeronáutica para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e nos grandes eventos, como ocorreu nos casos da Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude e Copa do Mundo 2014.

Antes de assumir a chefia do EMCFA, foi Subchefe de Logística do Estado-Maior de Defesa, representante brasileiro na reunião das Nações Unidas para criação das Forças Armadas do Timor Leste, representante do Brasil no Estamento Militar da Comissão dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Secretário de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa, dentre outros cargos e funções.

Fonte:
Força Aérea Brasileira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital