Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2015 > 03 > Americano procurado por abuso de menores é preso no Rio Grande do Norte

Defesa e Segurança

Americano procurado por abuso de menores é preso no Rio Grande do Norte

Crimes internacionais

Estrangeiro apontado como líder de uma seita religiosa é acusado de abusar sexualmente de meninas nos Estados Unidos
por Portal Brasil publicado: 02/03/2015 10h53 última modificação: 03/03/2015 16h33

Em ação conjunta com a Polícia Militar de Natal, a Polícia Federal prendeu o fugitivo americano Victor Arden Barnard, 53, em Tibau do Sul (RN). O estrangeiro apontado como líder de uma seita religiosa é acusado de abusar sexualmente de menores e estava entre os 15 mais procurados pela Justiça dos Estados Unidos.

Seu nome também constava na Difusão Vermelha da Interpol. Ele vivia escondido no Brasil desde março de 2012, de acordo com informações da Polícia Federa.

A PF entrou no caso em outubro do ano passado e, de posse do mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), passou a rastrear a possível localização do foragido em solo brasileiro, sendo ele encontrado e preso por policiais militares em um condomínio, junto a uma brasileira, que lhe dava apoio no Brasil.

O estrangeiro permanecerá custodiado na superintendência da Polícia Federal em Natal até que o STF conclua o seu processo de extradição.

Espírito Santo

No sábado (28), a Polícia Federal confirmou a apreensão de 23 kg de cocaína no estado do Espírito Santo. Proveniente do Mato Grosso, a droga foi encontrada embalada e acondicionada dentro do pneu estepe de uma caminhonete.

Foram presos no local o traficante que transportava a droga e o receptador, foragido da justiça. Além da cocaína, foi constatado o uso de documento falso por parte do receptor.

Secretaria de Políticas para Mulheres

Em nota, a ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci, parabenizou a ação que resultou na prisão do fugitivo americano.

Confira a nota na íntegra:

"Venho por meio desta reafirmar nosso repúdio aos crimes sexuais que atingem mulheres e meninas. O Brasil não tolera a violência de gênero praticada, por quem quer que seja, e sob qualquer justificativa.

Neste sentido, parabenizo a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte e a Interpol pela prisão, na última sexta-feira (28/02), na Praia da Pipa, em Tibau do Sul (RN), do foragido Victor Arden Barnard, 53 anos, líder de uma seita religiosa nos Estados Unidos que responde a 58 acusações por crimes sexuais. O seu nome constava na lista dos 15 indivíduos mais procurados pela agência U.S. Marshal, organização policial norte-americana responsável pela busca e captura de fugitivos internacionais.

Com a mesma ênfase, reitero que a tarefa de combatermos os crimes sexuais, especialmente os de estupros, é de toda a sociedade. Assim, pessoas que fazem apologia a essas práticas criminosas devem ser devidamente responsabilizadas.

O governo brasileiro atua com energia na prevenção e repressão de qualquer tipo de violência contra as mulheres, de todas as idades. Investimos recursos, criamos programas, desenvolvemos projetos e capacitamos pessoas para intensificar o combate à violência e garantir a responsabilização e penalidade aos criminosos. É necessário que todos e todas façamos a nossa parte para efetiva garantia dos direitos das mulheres."

Fonte:
Agência de Notícias da Polícia Federal

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital