Defesa e Segurança
Anac participa da segunda edição da Operação Amazônia Azul
Defesa territorial
A Agência Nacional de Aviação Civil é uma das participantes da Operação Amazônia Azul, iniciativa que se estende até o próximo sábado (7) e tem o objetivo de aprimorar a fiscalização das águas territoriais brasileiras.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está participando da iniciativa para fiscalizar aeronaves e contribuir para a segurança de voo.
Uma das metas desta operação é a desativação de garimpos irregulares situados na fronteira do Amapá com o Pará, que são abastecidos principalmente por vias aéreas e marítimas. A atuação da agência tem o objetivo de monitorar o movimento de aeronaves.
Os inspetores de aviação civil da Anac fiscalizaram, até o momento, seis aeronaves nos dois primeiros dias de Operação (2 e 3 de março). Segundo o Gerente de Operações da Gerência de Ação Fiscal (GGAF) da agência, Marcelo Lima, uma dessas aeronaves foi interditada por diversas irregularidades que podiam colocar em risco a segurança da aviação civil e mais duas receberam notificações de condição irregular com prazo de cinco dias para regularização dos itens apontados.
“O apoio de diversos órgãos em uma operação como esta permite logisticamente a atuação da Anac em áreas de difícil acesso, e com isso viabiliza a contribuição da agência para a segurança da aviação civil”, afirmou Marcelo Lima, em coletiva de imprensa sobre os resultados preliminares da Operação, no Comando do 4° Distrito Naval, em Belém (PA).
As principais irregularidades encontradas, até o momento, no âmbito da aviação civil foram a falta de documentação, a modificação do interior da aeronave sem autorização da Agência e a ausência de equipamentos de segurança obrigatórios.
A Operação Amazônia Azul está em sua segunda edição e, neste ano, buscou o apoio da Anac com o objetivo de coibir a ação irregular de aeronaves que são usadas para abastecer os garimpos ilegais da região e para transportar passageiros de forma precária, sem zelar pela segurança da aviação civil. Além das ações pontuais, a Operação também está realizando Ações Cívico-Sociais nas comunidades ribeirinhas da Amazônia, prestando atendimentos médico-odontológicos e distribuindo medicamentos.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






