Defesa e Segurança
Operação da PF mira fraudes em financiamentos bancários
Bancos públicos
A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (24), a Operação Fidúcia com o objetivo de desmembrar organização criminosa que fraudava contratos de financiamentos da Caixa Econômica Federal no Ceará. Projeção aponta um prejuízo somado de cerca de R$ 100 milhões.
Cento e cinquenta policiais federais participam da operação e dão cumprimento a 56 mandados judiciais contra empresários e servidores do banco que engendraram um elaborado esquema de fraudes e desvios.
Os envolvidos responderão, na medida de suas participações, por associação criminosa, uso de documento falso, corrupção ativa e passiva, estelionato e evasão de divisa.
As investigações constataram fraudes na obtenção de financiamentos e empréstimos bancários, baseados em documentos falsos e empresas de fachadas. O nome Fidúcia faz referência à modalidade de financiamento utilizado pela organização criminosa. A organização criminosa agia, inicialmente, criando empresas de fachadas para serem beneficiárias de empréstimos bancários.
Operação Procurados
A Polícia Federal deflagrou uma segunda operação hoje para combater esquema de fraudes em agências da Caixa no Centro-Oeste. As investigações, que contaram com o apoio do banco, apuram o envolvimento de empregados, prestadores de serviço e de outros estelionatários em fraudes de procurações, visando o saque de valores em contas de clientes, com prejuízo à Instituição Financeira.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






