Defesa e Segurança
Militares da Força Aérea fazem treinamento no gelo
Operacional
Militares do Esquadrão Gordo, unidade da Força Aérea Brasileira que presta apoio logístico aéreo ao Programa Antártico Brasileiro, realizaram um exercício de sobrevivência em El Colorado, a cerca de 700 km ao sul da capital do Chile, entre os dias 9 e 15 de agosto. O curso foi ministrado pela Força Aérea Chilena.
“O mais básico para eles é muito importante para nós”, explica o Capitão Diego Nascimento de Oliveira, comparando as diferenças climáticas entre o Rio de Janeiro, onde o Esquadrão Gordo é sediado, e o clima da Cordilheira dos Andes no sul do Continente Americano.
Os militares aprenderam duas técnicas sobre como construir abrigos, como iglus, para permanências curtas e longas na neve. Uma delas consiste em comprimir camadas de neve e depois cavar uma abertura de entrada.
“Nesse dia, a temperatura estava em torno de -10°. Demoramos quase quatro horas para finalizarmos a construção do iglu para quatro pessoas, mas valeu a pena, depois de pronto a temperatura em seu interior era de aproximadamente 3°”, detalha o capitão sobre o local onde eles passaram a noite.
Para verificar o grau de oxigênio dentro do iglu, eles mantêm duas velas acesas. “Enquanto tiver ar, elas queimam. Se apagarem, precisamos sair”, afirma.
A outra técnica de abrigo é mais simples. Consiste em cavar um buraco na neve e cobrir com lona. “Mas não fica tão quente como no iglu”, compara o Capitão Diego, que fará o primeiro voo para o continente gelado em outubro.
Além das técnicas de sobrevivência no gelo, os militares realizaram exercícios de deslocamento na neve, utilizando botas, raquetes e ski.
"Recebemos várias instruções teóricas e realizamos treinamentos práticos de ensinamentos que podem ser fundamentais na eventualidade de um acidente ou permanência em locais de baixas temperaturas”, relata o piloto, que integra o Esquadrão Gordo desde 2012.
Fonte: Força Aérea Brasileira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







