Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2015 > 10 > Governo avalia envio de kits de ajuda humanitária ao RS

Defesa e Segurança

Governo avalia envio de kits de ajuda humanitária ao RS

Defesa civil

Cerca de 6 mil kits já foram distribuídos entre a população afetada; governo estuda o envio de mais 16 mil kits de ajuda humanitária
publicado: 16/10/2015 11h36 última modificação: 16/10/2015 11h36
Divulgação/EBC Secretaria de Defesa Civil reconheceu situação de emergência por procedimento sumário em 26 municípios do estado

Secretaria de Defesa Civil reconheceu situação de emergência por procedimento sumário em 26 municípios do estado

O governo federal responderá com rapidez ao pedido de reforço na ajuda humanitária a municípios gaúchos atingidos pela chuva. A afirmação foi feita pelo ministro interino da Integração Nacional, Carlos Vieira, que tratou do assunto nesta quinta-feira (15/10), em Porto Alegre (RS), durante reunião com o governador José Ivo Sartori. 

O governo do Rio Grande do Sul solicitou 16 mil kits de ajuda humanitária para auxiliar as vítimas das chuvas. 

O estado já começou a distribuir, desde a última terça-feira (13), outros 6,2 mil kits do governo federal, que estavam estocados desde as chuvas de julho. Além disso, o governo federal auxilia a defesa civil estadual na elaboração de um segundo Plano Detalhado de Resposta, com a solicitação de recursos para ações de restabelecimento.

Dos 16 mil kits de ajuda humanitária solicitados, há 4 mil kits dormitório, 4 mil kits de limpeza, 4 mil kits de higiene pessoal e 4 mil colchões. Esse material corresponde a aproximadamente R$ 1,2 milhão.

Dos conjuntos que estavam estocados, há 1.338 kits dormitório, 2.657 kits de higiene pessoal, 400 kits limpeza e 1.816 colchões.

Reconhecimento
Além da ajuda federal por meio desse material, o governo reconheceu situação de emergência em 26 municípios do estado, em razão de chuvas intensas, granizos, enxurradas e inundações. As portarias foram publicadas nesta-feira (15) no Diário Oficial da União.

"Precisamos unir forças em todas as esferas de governo: federal, estadual, municipal", afirmou o ministro. "O Ministério da Integração Nacional atua em duas grandes frentes. A primeira é relativa a essas ações de resposta: chegar às famílias de modo a mitigar esse momento pelo qual passa a população. A fase seguinte é estruturante. O Rio Grande do Sul vai superar essas dificuldades rapidamente."

Sartori, por sua vez, afirmou que é momento de "olhar para as pessoas, cuidar das famílias e pedir a solidariedade e ajuda de todos."

"Estamos trabalhando conjuntamente. Todo o governo do Rio Grande do Sul está voltado para isso com o Ministério da Integração Nacional, que está presente desde o dia 9 (sexta-feira) com os técnicos aqui do estado para ajudar", afirmou.

Segundo levantamento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o estado contabiliza 57 municípios atingidos, 49.228 pessoas afetadas, 4.164 pessoas em abrigos e 5.775 desalojadas. Houve três mortes.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Integração Nacional

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital