Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2016 > 04 > A 100 dias dos Jogos, Defesa aperfeiçoa ações de segurança

Defesa e Segurança

A 100 dias dos Jogos, Defesa aperfeiçoa ações de segurança

Rio 2016

Forças Armadas realizam checagem de iniciativas relacionadas no Plano Estratégico de Segurança Integrada
por Portal Brasil publicado: 27/04/2016 12h30 última modificação: 27/04/2016 14h57
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil Tropas de segurança do Exército durante blitz, na região do Complexo Esportivo de Deodoro, como treino para os Jogos

Tropas de segurança do Exército durante blitz, na região do Complexo Esportivo de Deodoro, como treino para os Jogos

Com a aproximação dos Jogos Olímpicos, as Forças Armadas, que atuarão na segurança do evento com aproximadamente 38 mil militares, realizam os últimos ajustes para aperfeiçoar um modelo já consagrado após a realização de outras grandes competições, como a Copa do Mundo de 2014.

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, destaca que não é para qualquer país receber, em menos de dois anos, os dois maiores e mais importantes acontecimentos esportivos do planeta. De acordo com o ministro, assim como na Copa, o Brasil e o mundo contarão com o mesmo empenho e com a mesma capacidade dos militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

“Temos a convicção de que faremos os Jogos que se aproximam com o mesmo nível de responsabilidade e com a mesma possibilidade de êxito que alcançamos na Copa do Mundo”, afirmou.

“A humanidade e os organizadores que têm nos Jogos um grande momento de reflexão e de competição podem ter certeza que o Brasil corresponderá à confiança depositada no nosso país”, completou o ministro.

O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante Ademir Sobrinho, deposita a mesma confiança no trabalho integrado das três Forças para a realização da Olimpíada, pela primeira vez no Brasil e em toda a América do Sul.

“Estamos fazendo a verificação dos nossos planos de segurança na prática, com o aprestamento das tropas, para, em julho, estarmos todos integrados e prontos para entregar à nossa população e a todos os visitantes Jogos seguros e tranquilos”, disse.

O almirante destaca ainda o legado adquirido pelo Brasil com a realização de diversos grandes eventos que terá o seu coroamento com os Jogos Olímpicos. “Não só de equipamentos, mas na preparação, nas novas técnicas aprendidas, no enfrentamento a ameaças químicas e nucleares, as Forças estão adquirindo uma expertise muito grande em termos de preparação de pessoal”, explicou.

Além de intensificar os testes e de realizar os últimos ajustes nos protocolos que balizam a atuação das Forças, sempre de forma integrada como os órgãos de Segurança Pública e de Inteligência, os militares já iniciam agora o momento de concentração, não só para os Jogos, mas também para o revezamento da Tocha Olímpica.

O chefe da Assessoria Especial para Grandes Eventos, general Luiz Felipe Linhares, afirma que o grande destaque dessa atuação conjunta é o comprometimento dos militares, a partir de uma determinação da administração central do Ministério da Defesa em dar total prioridade a realização deste gigantesco evento.

Linhares ressalta a qualidade e a grande capacidade das Forças Armadas brasileiras em poder entregar uma segurança para um evento tão grandioso como são os Jogos Olímpicos. “Como sempre, o Brasil pode confiar nas suas Forças Armadas para apresentar internacionalmente um modelo de segurança que atende às exigências de qualquer órgão, inclusive do Comitê Olímpico Internacional”, afirmou o general, lembrando que os planos e treinamentos realizados e todas as interações entre as Forças levaram em conta o Plano Estratégico de Segurança Integrada (PESI), seguido à risca pelo Ministério da Defesa.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Defesa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital