Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2018 > 02 > Homens transgêneros também devem fazer alistamento militar

Defesa e Segurança

Homens transgêneros também devem fazer alistamento militar

Forças Armadas

Alistamento é obrigatório para aqueles que têm até 45 anos e deve ser feito em uma Junta de Serviço Militar, após a mudança no registro civil
publicado: 08/02/2018 15h33 última modificação: 08/02/2018 15h41

Homens trans devem se alistar

Da mesma maneira que os brasileiros nascidos do sexo masculino, homens transgêneros devem se apresentar às Forças Armadas assim que ocorrer a mudança no registro civil. Aqueles que perderam o prazo de alistamento devem completar o processo até a idade de 45 anos. E isso vale para todos.

Mulheres trans estão liberadas do alistamento

Cidadãs nascidas do sexo masculino mas que fizeram a transição e mudaram o nome e sexo jurídico para o feminino antes dos 18 anos não precisam se apresentar para o serviço militar obrigatório. Se uma pessoa fez a transição após os 18 anos, para ela, o Serviço Militar deixa de ser obrigatório.

Cadastro será feito com nome do CPF

Se a mudança do registro civil estiver dentro dos limites de idade previstos por lei, o indivíduo deve alistar-se normalmente. Para fazer o alistamento utilizando o nome social, clique aqui.

Casos especiais

Se o cidadão ou cidadã não possui CPF, tem dificuldade de acesso à Internet, possui nome social diferente do que consta no documento, tem problema de saúde ou convicção ideológica contrária à atividade militar, será necessário procurar uma Junta Militar (ou uma Repartição Consular, para o caso de pessoas que moram fora do País).

Acesso a serviços públicos

O comprovante do alistamento militar é necessário para usufruir de serviços públicos como:

  • Obter ou prorrogar validade do passaporte
  • Assinar contrato com o governo federal, estadual ou municipal
  • Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino
  • Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão
  • Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público
  • Exercer qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação
  • Receber qualquer prêmio ou favor do Estado

 

Dúvidas?

Acesse alistamento.eb.mil.br/help/faq.action e saiba tudo sobre o alistamento. Se necessário, consulte aqui o local de alistamento mais próximo onde você poderá esclarecer todas as dúvidas.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Defesa e Alistamento Online

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil