Economia e Emprego
Entreposto vai triplicar vendas de flores no Recôncavo Baiano
Salvador - Dentro de aproximadamente 15 dias os produtores de flores dos municípios de Amélia Rodrigues e Cruz das Almas, na região do Recôncavo Baiano, ganham um entreposto de comercialização que vai triplicar as vendas de flores tropicais e folhagens produzidas na região, reduzindo uma das dificuldades dos floricultores que é o escoamento da produção.
O entreposto vai funcionar na BR 324 - Km 535, Estação Experimental Rio Seco, abaixo do posto São Luis, sentido Feira Santana-Salvador, onde é registrado um grande fluxo de carros e caminhões vindos do Sul do Brasil.
O diretor de Operações do Sebrae Bahia, Paulo Manso Cabral, visita nesta quinta-feira (4) as instalações do novo entreposto, que também tem o apoio da Instituição por meio da capacitação dos produtores. Inicialmente serão beneficiados com o entreposto cerca de 20 produtores da Associação de produtores de flores tropicais de Amélia Rodrigues (Tropflor) e 18 produtores da Cooperativa de Produtores de Cruz das Almas (Coofcal).
De acordo com Emanuel Dias de Castro, gestor do projeto de floricultura do Sebrae/BA em Amélia Rodrigues e Cruz das Almas, os produtores da região já receberam capacitações nas áreas de atendimento ao cliente, técnica de vendas, acesso a mercado, levantamento de custos, consultoria de irrigação e fertirrigação, além de participação em oficinas de arranjo floral e missões técnicas em Holanbra, São Paulo, e nas regiões Norte e Nordeste.
Otimista, a produtora de flores tropicais Maria Cristina Oliveira, do município de Amélia Rodrigues, acredita que o entreposto pode aumentar em 100 % as vendas de flores, pois ele está em uma localização estratégica, onde circulam comerciantes que vem do Sul para o Nordeste, além de consumidores que moram em Feira de Santana e vão em direção à Salvador.
O secretário de Agricultura de Amélia Rodrigues, Mário Augusto Macedo, explica que a implantação da nova central de comercialização de flores foi possível graças a um acordo de cooperação assinado entre a prefeitura de Amélia Rodrigues e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). A iniciativa faz parte da política pública de promoção comercial, que vai ajudar no desenvolvimento econômico da região.
De acordo com o presidente da Tropflor, Alberto Pereira dos Santos, a central de vendas vai funcionar inicialmente de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h. “A nossa intenção também é que esta central promova ainda mais a união entre os produtores de flores tropicais de Amélia Rodrigues e Cruz das Almas”, destaca.
A cadeia produtiva de flores da Bahia movimenta hoje cerca de R$ 22 milhões por ano. No Estado a produção de flores nos projetos apoiados pelo Sebrae/BA está em 179 hectares divididos em flores subtropicais, como Rosas, Crisântemos, Gérberas, Copo de Leite e Gladíolus nos municípios de Maracás, Vitória da Conquista, Mucugê, Morro do Chapéu, Bonito e Jenipapo, e as flores tropicais, como as (Helicônias, Alpinias, Costus, Musa Coccinea, Etlingera (bastão), Tapeinochilos e Ananás nos municípios de Ilhéus, Cruz das Almas e Amélia Rodrigues.
Serviço:
Sebrae/BA - (71) 3320-4404
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















