Economia e Emprego
Mineiros mostram cautela no primeiro trimestre
Sondagem Trimestral mostra indústria de transformação de Minas Gerais em recuperação
Empresários mineiros de micro e pequenas indústrias de transformação prevêem estabilidade do faturamento, produção, emprego e preços para o primeiro trimestre de 2010. A expectativa é apontada pela Sondagem Trimestral realizada pelo Sebrae/MG e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead).
A pesquisa mostra a avaliação dos empresários mineiros em relação ao quarto trimestre de 2009 e a expectativa para os três primeiros meses deste ano. Foram entrevistados 790 empresários dos segmentos de alimentos, metalurgia, móveis, minerais não-metálicos, calçados e artefatos de couro e confecção.
De acordo com 49,5% entrevistados, o faturamento deverá manter-se estável e para 26,5% haverá aumento. Os empresários dos segmentos de minerais não-metálicos (32,7%) e alimentos (32%) são os mais otimistas e acreditam em um possível aumento. Um fator que pode influenciar o crescimento desses segmentos é o aumento da demanda no mercado externo.
As expectativas em relação ao emprego e à produção também são cautelosas. Mais da metade dos empresários espera manter o número de funcionários e a maioria acredita na estabilidade da produção física. A pesquisa aponta ainda que 81,5% não prevêem variação no valor dos preços dos produtos e serviços
Quarto trimestre de 2009
Nos três últimos meses de 2009, as indústria mineiras de transformação registraram um aumento de 3,8% no faturamento em relação do terceiro trimestre de 2009. Mesmo com a crise financeira enfrentada em 2009, no acumulado do ano passado, o rendimento desses segmentos cresceu 6,9% em comparação a 2008.
Ainda no 4º trimestre de 2009, 43,7% dos entrevistados afirmaram que ampliaram a produção. Foi registrado 1,4% de aumento da utilização da capacidade instalada, 2,2% de crescimento no número de postos de trabalho e 19,3% de aumento com despesas de pessoal.
Serviço:
Sebrae/MG - (31) 3379-9275 e 3379-9276
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















