Economia e Emprego
Consumidor e produtor de orgânicos tem hotsite informativo
Produtores e consumidores podem colher informações sobre produtos orgânicos no hot site Orgânicos - Entre para o mundo da vida saudável, prefira alimentos orgânicos, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A página faz parte da campanha sobre as vantagens do consumo de alimentos orgânicos. Segundo o coordenador de agroecologia do Mapa, Rogério Dias, o hot site www.prefiraorganicos.com.br é uma ferramenta de auxílio aos produtores e outros como processadores, comerciantes e certificadores.
Além de cartilhas, os produtores podem ter informações sobre legislação e como se ajustar aos novos regulamentos para orgânicos. O prazo para adaptação dos agricultores às novas regras de produção orgânica segue até o dia 31 de dezembro deste ano. A regularização se baseia nas regras para produção e comercialização dos produtos junto com o armazenamento, rotulagem, transporte, certificação e fiscalização.
Com a prorrogação da data o selo do Sistema Brasileiro de Conformidade Orgânica só será autorizado após o produtor se adequar. O aumento do prazo foi necessário para que os produtores de regiões aonde as informações chegam com maior dificuldade, consigam conhecer e entender as novas regras. “Não queremos correr o risco de termos que penalizar produtores por descumprimento da legislação que muitos desconhecem, principalmente nas regiões em que há carência de assistência técnica especializada”, explica o coordenador.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















