Economia e Emprego
Previsão oficial do PIB para 2010 é de 5,2%, diz Mantega
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira (11), ao comentar o resultado do PIB de 2009 (-0,2%), divulgado pelo IBGE, que o país fechou o ano de 2009 com chave de ouro, considerando, principalmente, o desempenho do último trimestre, que foi de crescimento de 2%, na comparação com o trimestre anterior.
“O resultado negativo de 0,2% é a média desses dois períodos, o período inicial da crise e o período onde nós já tínhamos reagido rapidamente à crise. Portanto, no segundo semestre do ano passado nós já estávamos crescendo de forma extraordinária”, completou o ministro.
Na análise do ministro o Brasil foi um dos poucos países que teve desempenho satisfatório em 2009, porque “a maioria esmagadora registrou crescimento negativo forte”, variando entre 5% a 6,8%. “O Brasil teve um resultado razoável durante a pior crise do capitalismo dos últimos 80 anos”, reforçou.
Mantega destacou ainda que a indústria, após resultados negativos nos dois primeiros trimestres de 2009, puxou a economia no terceiro trimestre, juntamente com a formação bruta de capital fixo, ou seja, o investimento, que cresceu 6,6%, no quarto trimestre em relação ao terceiro no trimestre. Na avaliação o crescimento da economia ocorre com qualidade, com aumento da demanda. No último trimestre de 2009, o consumo das famílias cresceu 7,7%. “Então nós podemos dizer que a economia brasileira já deixou a crise para trás e o último trimestre já indica isso com todas as letras”, ressaltou.
Outro dado levantado foi que comparado com desempenho das economias dos países do G-20 que, responsáveis por 80% do PIB mundial, no último trimestre do ano passado o Brasil só teve um crescimento menor do que a China, Rússia, Indonésia e México, em termos anualizados.
PIB 2010
Mantega destacou ainda que a economia brasileira começa 2010 carregando 2,7% do resultado de 2009. “Se nada acontecesse, se a economia ficasse parada iria ter um PIB de 2,7%. Como a economia não está parada, como ela está em crescimento vigoroso, nós vamos ter um crescimento superior a 5,7% em 2010”, disse.
A previsão oficial do Ministério da Fazenda que serve para de parâmetros para o orçamento e para o relatório de inflação, é de um PIB de 5,2% este ano. O ministro admitiu, porém, que, vendo os dados que saíram hoje, inclusive o dado do varejo, a Fazenda esteja trabalhando mais com um resultado de 5,5% do que 5,2%.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















