Economia e Emprego
Tecnologia chip do boi reduz 95% do tempo de pesagem do gado
Teste realizado pelo Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia em uma fazenda em Mato Grosso do Sul mostrou que a tecnologia do chip do boi desenvolvida pela empresa pode reduzir em até 95% o tempo gasto no trabalho de pesagem do gado.
Na demonstração feita no município de Anastácio, nesta terça-feira (6) o peso de 50 animais foi verificado em 15 minutos, trabalho que sem o dispositivo – brinco com o chip preso na orelha do gado - levaria cinco horas.
O ganho de tempo se deve ao fato de que no momento em que cada boi era pesado, os dados eram automaticamente registrados por um computador no histórico daquele animal no banco de dados da propriedade, eliminando a necessidade de apontamentos manuais.
O teste faz parte do ciclo de uso experimental do circuito integrado, o primeiro dispositivo do gênero 100% desenvolvido pela companhia. Além do rebanho de cinco mil animais, o chip do boi é testado em duas fazendas, em Minas Gerais , totalizando cerca de oito mil cabeças de gado. Nas próximas semanas, o Ceitec deve estender o projeto a outras três.
Funcionamento
Uma antena emite um sinal eletromagnético captado pelo chip, que responde com um novo sinal informando o código do animal. O receptor repassa o número a um computador, registrando qual animal está sendo pesado ou está deixando a propriedade. A tecnologia objetiva facilitar a identificação dos animais registrados no Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov).
Fonte:
MCT
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















