Economia e Emprego
Fórum das Américas debate ajustes constantes para Previdência Social
Um painel de discussões do Fórum Regional de Seguridade Social das Américas, que termina nesta quinta-feira (27) em Brasília (DF), chegou a conclusão que os regimes de Previdência Social precisam de ajustes constantes para se manter estáveis. O painel foi mediado pelo diretor do Departamento do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) do Ministério da Previdência Social, João Donadon.
Donadon disse que os sistemas previdenciários são dinâmicos e envelhecem de acordo com cenários econômicos, geográficos, de renda, trabalho e de emprego. Para o diretor, questões de sustentabilidade estarão sempre na pauta dos regimes de Previdência Social e devem ser decididas pelos governantes visando o bem-estar de todos.
Participante do painel, o economista-chefe do Ipea, Milko Matijascic, descreveu como está o processo de ajustes das reformas previdenciárias ocorridas nas Américas no passado recente. Para o especialista, a América Latina foi território de modelos inovadores de Previdência Social, seja pelos erros da capitalização individual, seja pelos acertos dos sistemas solidários, como o do Brasil.
O economista-chefe do Ipea lembrou que outros países, como Uruguai, Equador e Bolívia, estão mudando suas previdências aumentando a participação do estado. Mas não existe receita para o sucesso, apenas necessidade de planejamento constante, de acordo com as realidades dos regimes, vulneráveis às oscilações da economia e do mercado de trabalho, ainda frágeis na América Latina.
Fonte:
Ministério da Previdência
Saiba mais sobre Previdência Social no Portal Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















