Economia e Emprego
Brasil indicará fazendas habilitadas a exportar carne para União Europeia
A Comunidade Europeia dará abertura para o Brasil indicar um número maior de fazendas credenciadas a exportar carne para o mercado europeu. Atualmente, duas mil propriedades estão habilitadas a vender carne para o bloco econômico, e cabe a seus membros a decisão de selecioná-las.
De acordo com a decisão anunciada pelo Ministério da Agricultura por meio de uma teleconferência realizada nesta terça-feira (13), os técnicos europeus terão o direito de inspecionar, a qualquer tempo, as fazendas escolhidas. Em relação aos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), os europeus vêm discutindo a possibilidade de cada país membro da União Europeia ter normas específicas para a importação de transgênicos, além da geral, já estabelecida pelo bloco econômico.
Durante missão à Europa, a delegação brasileira apresentou o cenário real da agricultura e pecuária do Brasil e suas melhorias na qualidade. Nos próximos meses, deverá ser divulgada a chamada cota Hilton, que determina quantidades específicas, que receberão tarifa reduzida de imposto para importação, destinadas aos cortes nobres de carnes. O volume definido para o Brasil, no período 2009/2010, é de 10 mil toneladas.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















