Geral
Banco Central mantém compra de dólares para reforçar reservas internacionais
Em 31 de dezembro de 2009, as reservas internacionais do Brasil totalizavam um volume de US$239,05 bilhões, montante 15,6% maior que o de 31 de dezembro de 2008. Esse incremento segue a política de aumentar a capacidade do País para enfrentar crises como a ocorrida em 2008, segundo o Relatório de Gestão das Reservas Internacionais divulgado pelo Banco Central (BC) nesta quinta-feira (12).
Segundo o relatório, em 2009, houve um movimento de diversifi cação nas reservas internacionais, com diminuição do volume alocado em dólar norte-americano e aumento do volume alocado em outras moedas, em função da política de distribuição por moedas próxima da composição cambial do passivo externo, reduzindo a exposição do País às flutuações das cotações.
“Essa política de proteção (hedge cambial) segue o princípio de segurança na aplicação das reservas internacionais. Ainda em acordo com esse princípio, houve um processo de encurtamento do prazo médio de investimento da carteira, com o objetivo de reduzir a exposição a risco de mercado dos investimentos”, afirma o documento.
A autoridade monetária lembra que, ao longo dos últimos anos, tem buscado ampliar a transparência do processo de administração das reservas internacionais. Essa publicação é o segundo volume do Relatório de Gestão das Reservas Internacionais, lançado em junho de 2009 e detalha o comportamento apresentado e as alterações implementadas ao longo do ano de 2009.
Os dados foram detalhados pelo diretor de Política Monetária da instituiçao, Aldo Luiz Mendes. Para ver o documento completo, clique aqui.
Fonte:
Banco Central do Brasil
Saiba mais sobre moedas e câmbio no Portal Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















