Geral
CMN aprova linha de crédito para projetos de agricultura sustentável
O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou o âmbito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a criar uma linha de crédito para um projeto que pretende estimular as práticas de agricultura de baixo carbono. A iniciativa vai financiar práticas sustentáveis no campo e reduzir os desmatamentos, e paralelamente, reduzir a emissão de gases de efeito estufa na agricultura.
A resolução do CMN, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18), disponibiliza um limite de crédito de R$ 1 bilhão do BNDES por beneficiário, a cada ano-safra, e mais R$ 1 bilhão da poupança rural do Banco do Brasil, para aplicação até 30 de junho de 2011. Os juros são de 5,5% ao ano e o prazo de pagamento varia de oito a 12 anos, com carência de um a seis anos, dependendo do objetivo.
O dinheiro pode ser usado para financiar atividades de recuperação de áreas e pastagens degradadas, implantação e manutenção de florestas comerciais ou destinadas à recomposição de reserva legal, implantação de sistemas de integração entre lavoura, pecuária e floresta.
Com o projeto, a meta é de ampliar, nos próximos dez anos, a atual área de pastagens recuperadas de 40 milhões de hectares para 55 milhões de hectares.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















