Geral
INSS deve começar contratações de peritos temporários
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderá já, na próxima semana, começar a fazer contratações temporárias de peritos médicos para suprir a demanda de cerca de 400 mil segurados que estão esperando atendimento. O acúmulo foi provocado pela greve dos médicos, iniciada há dois meses.
A medida atende a liminar pedida pelo Ministério Público Federal em São Paulo, concedida na quarta-feira (25), pela Justiça Federal, determinando a "contratação imediata" de terceirizados para colocar em dia o trabalho da perícia médica no INSS.
A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) vai colaborar no treinamento e adaptação dos contratados. O ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas disse que o presidente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Valdir Simão, e sua equipe estão estudando as regras para efetivar as contratações "para que sejam feitas dentro do que a legislação prevê" para esses casos.
Em muitos locais do país, não será necessário fazer contratações, onde o atendimento está ocorrendo sem transtornos, disse o ministro. O INSS calcula que os médicos poderiam colocar tudo em dia em duas semanas, trabalhando à noite, nos fins de semana e feriados.
Está marcada uma reunião para a próxima segunda-feira (30) entre o Ministério da Previdência, o INSS, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) e a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), para discutir a greve.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















