Economia e Emprego
Zona Franca de Manaus será referência de sucesso em evento latinoamericano
A XIV Conferência Latinoamericana de Zonas Francas, que começa nesta quarta-feira (27) na cidade de Punta Cana, na República Dominicana tem como objetivo apresentar e debater a atual realidade das zonas francas, os seus desafios frente às mudanças no processo de globalização da economia e a busca por novos mercados.
A conferência deve receber, até a próxima sexta-feira (29) cerca de 400 empresários de 25 países, além de autoridades, como o presidente da República Dominicana, Leonel Fernandez Reyna, e Daniel Moreno, presidente do Comitê de Zonas Francas das Américas.
Durante os três dias de realização do evento serão realizados painéis, com destaque para temas como “As Zonas Francas como mecanismos de crescimento e desenvolvimento econômico”, “A responsabilidade social para o fortalecimento das Zonas Francas” e “Formação de recursos humanos para a condução de negócios globais: articulação público-privada no caso de Zonas Francas”.
Modelo de sucesso
Na agenda do evento, um dos painéis será voltado para o modelo da Zona Franca de Manaus, que atua há 43 anos. No encontro, a coordenadora-geral de Comércio Exterior da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Gracilene Belota, vai apresentar aos participantes a trajetória da Zona Franca de Manaus.
“O nosso objetivo é mostrar que a Zona Franca de Manaus transformou-se, com o passar dos tempos, em um modelo exitoso de desenvolvimento regional de base sustentável, que permitiu a criação de uma dinâmica econômica favorável à preservação da floresta Amazônica”, declara a coordenadora.
Segundo ela, a participação na conferência é um momento ímpar na medida em que as discussões ocorridas durante o evento servem para subsidiar ações em nível mundial voltadas ao fortalecimento desses regimes especiais.
“Além disso, também temos a oportunidade de tomar conhecimento da atuação das demais zonas francas nas negociações internacionais e a partir daí, definir as estratégias mais adequadas para resguardar o nosso modelo (ZFM)”, frisa a coordenadora.
A conferência será promovida pelo Comitê de Zonas Francas das Américas (CZFA), organização não-governamental que tem por finalidade apoiar o fortalecimento das zonas francas da América Latina e sua adaptação às atuais condições do comércio mundial.
Fonte:
Suframa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















