Economia e Emprego
Talentos do Brasil Rural divulga pré-seleção de empreendimentos para Copa 2014
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgou a lista dos 99 empreendimentos de extrativistas e agricultura familiar pré-selecionados na chamada pública Talentos do Brasil Rural: Turismo e Agricultura Familiar. A chamada selecionou grupos que vão promover produtos brasileiros durante a Copa do Mundo de Futebol, em 2014. Desses empreendimentos, 46 trabalham com produtos da sociobiodiversidade.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), mais de 20 mil famílias de povos e comunidades tradicionais, como extrativistas, comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhos, foram selecionados na chamada. A chamada do MDA tem apoio do do MMA e do Ministério do Turismo, do Sebrae e da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ).
A ideia é incluir cosméticos, decorativos e utilitários (artesanato), alimentos e bebidas diferenciados, em estabelecimentos das 12 capitais brasileiras que sediarão a Copa como forma a agregar valor à oferta turística e inserir seus produtos neste mercado. Serão investidos R$ 3 milhões na qualificação dos empreendimentos de todo o Brasil.
Produtos
Na área de alimentos e bebidas, os empreendimentos pré-selecionados trabalham com produtos como mel, babaçu, castanha de caju, castanha do brasil, baru, pequi, guaraná, pinhão, erva mate, queijos, leite, cachaça, vinhos, variados tipos de geléias, sucos e polpas da biodiversidade brasileira.
Na área de decorativos e utilitários foram selecionados empreendimentos que trabalham com matérias-primas como buriti, sisal, taboa, carnaúba, capim dourado, indaiá, cipó, fibra de bananeira, restos florestais, entre outros.
Nos cosméticos, os empreendimentos produzem sabonetes, xampus, condicionadores e cremes de matérias da sociobiodiversidade, tais como babaçu, gueroba, castanha do brasil, andiroba, copaíba, cumaru, pau rosa, breu branco, mel, entre outros.
Para acessar o resultado, acesse o site do MDA.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















