Economia e Emprego
Governo libera 30 mil toneladas de trigo para agricultores familiares do RS
O governo federal vai doar 30 mil toneladas de trigo para os agricultores familiares e assentados de munícipios da região sul do Rio Grande do Sul que estão em situação de emergência por conta da estiagem. O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, na quinta-feira (27), em Porto Alegre (RS).
O cereal beneficiará cerca de 10 mil famílias e será destinado à alimentação do rebanho leiteiro, para manter a produção e o abastecimento de leite na região. “Cerca de 85% do leite na mesa das famílias gaúchas vem da agricultura familiar”, lembrou o ministro.
Os estoques de trigo, avaliados em R$ 10 milhões, são do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e estão em 11 armazéns no norte do estado. As prefeituras vão providenciar o transporte e, junto com o governo do estado, serão responsáveis pela logística de distribuição e acompanhamento da ação.
Florence também anunciou a liberação de R$ 8,6 milhões para quitar uma patrulha mecanizada licitada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/RS) no final de 2010. A patrulha é composta por 27 máquinas, como caminhões, motoniveladoras, escavadeira, entre outros. O maquinário será entregue para o consórcio formado pelas prefeituras dos municípios de Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Pinheiro Machado e Pedras Altas, que vão utilizá-lo para a abertura e recuperação de estradas e obras de irrigação e abastecimento, como açudes, canais e redes de água. “Estas medidas vão reduzir os impactos econômicos, sociais, nutricionais e na renda dos agricultores que sofrem com a estiagem”, explicou o ministro.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















