Economia e Emprego
Maioria dos agrotóxicos registrados no País apresentam baixo risco de toxidade
Do total de marcas de agrotóxicos registradas atualmente no País (1.468), a maioria já é classificada na categoria de menos tóxicas, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Hoje, 61% das marcas já estão classificadas como de risco 3 ou 4, o que indica menor toxidade.
“Temos recebido mais demandas dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia, que têm interesse em registrar produtos biológicos. Hoje, temos 22, entre fungicidas e inseticidas”, explica o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins do ministério, Luís Rangel. Entre as prioridades para 2011, destaca o técnico, está a identificação de produtos fitossanitários para uso na agricultura orgânica. “As regras para esse tipo de registro serão definidas até o fim deste ano e a expectativa é que, em 2012, tenhamos opções para esse sistema de produção”, explica.
Outra medida prevista para este ano é a seleção dos produtos considerados menos tóxicos e mais eficientes para a agricultura. Segundo o ministério, em 2011, um dos objetivo do órgão é identificar os produtos de que os agricultores precisam para controlar suas pragas e verificar as empresas que têm interesse em investir nesse mercado.
Culturas de menor suporte fitossanitário
As normas para agrotóxicos que são utilizados nas culturas de menor suporte fitossanitário (Minor Crops) foram estabelecidas no ano passado. Minor Crops são aquelas culturas, como cebolinha e coentro, para as quais há número reduzido de agrotóxicos.
A expectativa para 2012 é que já existam registros para algumas culturas. A maioria dos pedidos de cooperativas e associações tem se concentrado em produtos para mandioca, melão, maracujá e morango. Em 2010, foram 40 solicitações e para 2011 o número pode chegar a 180, segundo Rangel.
Saiba mais
A toxidade do agrotóxico é indicada pela tarja contida no rótulo, que pode ser vermelha (altamente tóxico), amarela, azul ou verde (pouco tóxico). Cabe ao Ministério da Agricultura registrar esses produtos, fiscalizar as empresas e ser o gestor do risco, ao verificar os aspectos recomendados pela Saúde e Meio Ambiente. Por meio da Lei Agrícola, o ministério também define as políticas públicas para esses produtos no Brasil, ao coordenar eventos e seminários em todas as unidades da federação.
Para saber a lista de produtos registrados acesse o endereço eletrônico, no link serviços e sistemas , e em seguida, no sistema Agrofit. Para solicitar o registro de produtos envie e-mail.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















