Economia e Emprego
Banco Central decreta intervenção em instituição financeira
O Banco Central (BC) divulgou nesta quinta-feira (28) que vai intervir no Banco Morada S.A., com sede na cidade do Rio de Janeiro, após identificar indícios de comprometimento patrimonial, de descumprimento de normas do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central do Brasil. Além disso, o BC avaliou que os controladores não apresentaram um plano de recuperação viável para a instituição.
O banco, segundo o BC, trata-se de uma instituição financeira nacional privada, de pequeno porte, autorizada a operar as carteiras comercial e de crédito, financiamento e investimento. O Banco Morada tem apenas uma agência na cidade do Rio de Janeiro. Na data-base dez/2010, detinha 0,01% e 0,03% dos ativos e dos depósitos totais do Sistema Financeiro Nacional, respectivamente.
A IF faz parte do grupo econômico Morada, controlado pela empresa Morada Investimentos S.A. (MISA), e detém participação direta ou indireta nas empresas Morada Viagens e Turismo Ltda., Morada Informática e Serviços Técnicos Ltda. e Morada Administradora de Cartões de Crédito Ltda.
Cerca de 32% do total dos depósitos à vista e a prazo da IF conta com garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
O Banco Central informou que está tomando todas as providências cabíveis na situação, visando a apuração das responsabilidades. Os resultados da apuração, afirma o BC, poderão levar à aplicação de medidas punitivas de caráter administrativo.
Fonte:
Banco Central
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















