Economia e Emprego
Conab compra 78 toneladas de alimentos de agricultor familiar do Amazonas
A Conab comprou, durante o mês de março, 78 toneladas (t) de alimentos de agricultores familiares do Amazonas. Foram 51 t de banana, 8 t de cupuaçu, 6 t de abacaxi, 5 t de melancia, 4 t de macaxeira e 5 mil unidades de coco. A compra ocorreu por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A Conab adquire os produtos dos agricultores familiares a preços em conta e os destina a instituições sociais em situação de insegurança alimentar e nutricional. Os produtores rurais beneficiados fazem parte da Associação dos Produtores Rurais de Nova Esperança (Asprones/Rio Preto da Eva), da Copema (Manicoré) e da Associação de Desenvolvimento Rural do Membeca (Caapiranga).
No caso dessas operações, os alimentos foram doados para diversos programas sociais. Entre eles estão Cáritas, Mesa Brasil/SESC/AM, Pestalozzi e Inspetoria Salesiana de Manicoré, Unidade Prisional/Manicoré, além de hospitais, escolas e instituições religiosas.
Para o tesoureiro da Asprones, Francisco de Assis Vieira Arruda, o convênio com a Conab traz segurança aos produtores. “Antes, o nosso produto era vendido pelo preço que o atravessador queria. Com a Conab, temos um preço justo e data programada para receber o pagamento como se fosse um salário”.
O superintendente da Conab no Amazonas, Thomaz Silva, avisa que as associações, cooperativas e colônias interessadas em participar do programa devem ter se regularizar junto à Receita Federal, ao FGTS e ao INSS. Além disso, os produtores rurais precisam ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
Cada agricultor familiar, extrativista ou pescador artesanal pode negociar até R$ 4,5 mil/ano com a Conab.
Fonte:
Conab
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















